Governo entrega Terminal Hidroviário de Santana do Tapará
Cerca de 300 mil habitantes da região serão atendidos pelo Terminal Hidroviário de Passageiros de Santana do Tapará, na região do Baixo Amazonas, que será entregue nesta terça-feira (22), às 09h30, pelo Governador Helder Barbalho. Construído às margens do Rio Amazonas pela Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), o novo porto deve receber cerca de 2 mil usuários por mês e melhorar o acesso ao distrito portuário, cortado pela PA-255, cujo principal meio de entrada é o hidroviário.
Orçado em um pouco mais de R$ 3,7 milhões, com recursos oriundos da Caixa Econômica Federal, o terminal conta com cadeiras confortáveis para 20 lugares; televisão; sala para órgãos do Estado; bebedouro; ar-condicionado; lanchonete; guichês para vendas de passagens e banheiros masculino, feminino e portadores de necessidades especiais, além de Estação de Tratamento de Esgoto (ETE).
Já a obra naval compreende rampa metálica articulada de 50 metros, além de flutuante metálico coberto de cinco metros e sistema de amarração e fundeio para embarcações. O porto já possui outorga da Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq) para operar desde 2019.
Integração - Além do terminal de Santana do Tapará, na região do Baixo Amazonas, a CPH já entregou os terminais hidroviários de Terra Santa, Faro, Prainha, Curuá e Almeirim, e em breve, entregará o Santarém, considerado o mais modernos do País. Os equipamentos são construídos com recursos da Caixa Econômica Federal e já foram outorgados pela Antaq, portanto, já possuem autorização para operar. Nesta mesma região, a CPH reconstrói os terminais de Óbidos e Monte Alegre, e já recebeu autorização para início das obras no porto de Alenquer.