Governo assina convênio para construção de monumento e urbanização em Placas
O Governo do Pará, assina nesta sexta-feira (18), em Placas, oeste paraense, convênio para a construção do Monumento dos Pioneiros da cidade. Na oportunidade, também entrega o Plano Municipal de Saneamento Básico, celebrado com a Prefeitura de Placas, assina ordem de serviço para urbanização das laterais da BR-230 e assina ordem de serviço para construção de CRAS e centro de convivência.
Plano de Saneamento - Será feita a entrega oficial do plano de saneamento básico do município de Placas. O trabalho visa a criação de diretrizes, instrumentos legais, ações e medidas para o alcance de metas de universalização do saneamento básico, integração de políticas, cooperação federativa e melhoria da gestão de serviços de saneamento e de qualidade ambiental, abrangendo os quatro eixos: abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo dos resíduos sólidos e manejo das águas pluviais.
Cultura e lazer - Serão celebrados convênios entre a Prefeitura do Município e o Governo do Estado para a construção do “Monumento aos Pioneiros”, novo ponto turístico da cidade, que contará com investimento estadual de R$300 mil. Também será firmado convênio com a prefeitura para construção de uma quadra poliesportiva coberta. Este investimento estadual será na ordem de R$832 mil. As execuções das duas obras serão de responsabilidade da prefeitura de Placas.
Urbanização - Ainda no município, será assinada a Ordem de Serviço para obras de urbanização nas laterais da rodovia BR-230, a Transamazônica. A rodovia corta a cidade de Placas e terá suas margens revitalizadas, garantindo mais segurança e lazer para a população da cidade. O serviço será executado pela Sedop e contará com a reconstrução de calçadas, meio-fio e estacionamentos, além do projeto paisagístico.
CRAS - Também será assinado convênio para construção do CRAS e Centro de Convivência do município de Placas, por meio da Secretaria de Planejamento e Administração do Estado (Seplad), e que serão de responsabilidade da prefeitura local. Serão dois prédios distintos que darão apoio as ações do município.
O município - A população estimada de Placas é, atualmente, de 30.109 pessoas. De acordo com o último Censo do IBGE (2010) seriam 23.934 pessoas. A densidade demográfica (2010) é de 3,34 hab/km²
Placas situa-se no oeste do Pará. Seus principais rios são o Curuá-Una e Curuatinga que nascem no sul do município e deságuam abaixo da cidade de Santarém ao norte de Placas.
A maior parte da população é formada por nordestinos e sulinos principalmente, baianos, maranhenses, gaúchos e paranaenses, que fazem da cultura local uma mistura de costumes: o baião com o tacacá juntamente com o churrasco e o chimarrão convivendo com a bota, a botina, as bombachas e a calça jeans.
O município produz cacau, pimenta do reino, milho e arroz principalmente. Cria-se em especial gado bovino e um minúsculo número de gado suíno, ovino e equino.
Placas foi emancipada de Santarém em 26 de Setembro de 1993, mas a lei que criou município (nº 5.783 de 20 de Dezembro de 1993) saiu no Dário Oficial da União do dia 21 de Dezembro de 1993, assinada pelo então Governador do Estado do Para, Jader Barbalho. O presidente da Assembleia Legislativa do Estado era o deputado estadual Durbiratan de Almeida Barbosa.
Placas é uma cidade nova, surgida por volta da primeira metade da década de 70 e só na primeira metade da década de 90 se tornou município. Levando em consideração que era uma reserva e que os verdadeiros cidadãos placaenses são ainda no máximo jovens, não temos uma cultura original, mas uma mistura de cultura brasileira
ENTREVISTADO 1: Governador Helder Barbalho
ENTREVISTADO 2: Raquel Possimoser, prefeita de Placas
ENTREVISTADO 3: População.