Santa Casa entrega enfermaria para pacientes hepáticos, ambulatório adulto e unidade do ParáPaz
Observação: Necessário credenciamento prévio com a Ascom pelo telefone (91) 4009-2258 ou pelo e-mail santacasaimprensa@gma
Na manhã desta quinta-feira (17), o governador Helder Barbalho e o presidente da Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMP), Bruno Carmona, entregam a primeira enfermaria pública exclusiva do hospital para atendimento de pacientes com doenças no fígado.
O Governo do Pará investiu quase meio milhão de reais para recuperar mais de 300 m² de área hospitalar que estava desativada no prédio centenário. A enfermaria Santo Expedito tem 11 leitos, com capacidade para atendimento mensal de 45 pacientes, em média, entre clínicos e cirúrgicos.
A partir da inauguração, a enfermaria entrará em atividade imediatamente, com aparato tecnológico e equipe multiprofissional.
A Santa Casa é referência em todo o estado do Pará no tratamento de doenças hepáticas. Em 2019, o Ambulatório do Fígado foi indicado pelo Ministério da Saúde (MS) como Centro de Transplante de Fígado do Estado e desde então se prepara para fazer os procedimentos, cuja previsão de início é o segundo semestre deste ano, com cerca de quatro transplantes por mês.
Também será inaugurado o Ambulatório Adulto, uma estrutura de mais de 200 m² para expansão às consultas de reumatologia, pneumologia e clínica médica, com investimento de R$ 177 mil. O Ambulatório conta com 6 consultórios e realiza, em média, 1,8 mil consultas por mês.
DELEGACIA
Ainda na agenda, o governador entrega a unidade ParáPaz Integrada Deaca Santa Casa, após a reforma do prédio instalado nas dependências da Santa Casa de Misericórdia. A nova estrutura física é integrada à Delegacia Especializada no Atendimento à Criança e ao Adolescente (Deaca), o que proporciona atendimento mais adequado e evita a revitimização.
O espaço conta com salas amplas, recepção confortável, banheiros adequados para pessoas com deficiência e fraldário. Além de garantir acomodações apropriadas para atendimentos psicossociais, com 03 salas destinadas à psicologia, 02 para o Serviço Social, 01 para Perícia e 01 para as especialidades Pediatria e Ginecologia, proporcionando um local acolhedor e humanizado.
O ParáPaz Integrado é, hoje, o principal serviço público estadual especializado no atendimento às crianças e adolescentes em situação de violência sexual e recebe, também, casos encaminhados de outros municípios do Estado, garantindo a defesa e a proteção, conforme preconiza o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). De janeiro de 2019 a maio de 2021, registrou 1.778 atendimentos.