Hemopa Castanhal faz campanha em homenagem aos 89 anos do município
O Hemocentro Regional Castanhal (HRC) promove nesta quinta-feira (28), de 7h às 13, uma campanha de doação de sangue em comemoração aos 89 anos do município com o tema “Dê um presente a Castanhal, doe sangue!”. A ação objetiva manter o estoque de sangue para atendimento transfusional da rede hospitalar pública e privada da região do nordeste paraense. É uma forma de comemorar a vida estimulando a coleta de sangue.
Responsável pelo atendimento transfusional de 48 municípios do nordeste paraense, o HRC importante atuação no atendimento hemoterápico no estado. Em 2020, foram ralizadas 6.605 coletas de sangue e 7.082 atendimentos transfusionais. Ano passado, entre as doações efetivadas, 39,2% foi do público jovem, 37% do sexo feminino e 63% de homens. Entre os projetos de Captação doadores de maior relevância, destacamos o “Empresa Solidária” que estimula a doação de sangue entre trabalhadores da área privada; “Doador do Futuro”, com captação junto estudantes da rede de ensino público e privado; “Formação de Multiplicadores”, estabelece relação de parceria entre Hemopa e a população para doação voluntária de sangue e “Campanhas Externas”, junto as instituições parceiras.
Para doar sangue é preciso - ter entre 16 e 69 anos (menores de idade devem estar acompanhados do responsável legal), ter mais de 50 kg, estar bem de saúde e apresentar um documento de identificação oficial, original, com foto (RG, CNH, Passaporte ou Carteira de Trabalho).
Durante a pandemia de Covid-19 também são incluídos critérios para quem teve da doença. É necessário esperar 30 dias após a cura para doar sangue. Quem teve contato com pessoas que tiveram Covid deve esperar 14 dias após o último contato.
Hemocentro Regional de Castanhal tem 35 anos de história
Desde 1985, a Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia (Hemopa) compartilha uma relação de cumplicidade com o município de Castanhal, e todos que vivem na Cidade Modelo.
Atualmente, o Hemocentro Regional de Castanhal atende as demandas de cinco hospitais e mais agências transfusionais, nos municípios de Paragominas e Tomé-Açu.
Um trabalho de captação de doadores é realizado com 49 municípios da região nordeste do Pará.
SERVIÇO
Campanha “Dê um presente a Castanhal, doe sangue!”
Endereço: travessa Floriano Peixoto, Alameda Rita de Cássia, Conjunto Maria Alice, casas B-2 e B-3. Telefone: (91) 3412-4400.