Centro de Reabilitação entrega equipamentos às pessoas com deficiência, em atendimento
Das 7h às 13h, deste sábado (9), o Governo do Estado, por meio do Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), promoverá um mutirão para a entrega de 72 equipamentos às Pessoas com Deficiência (PcD), em atendimento.
São 37 órteses e 35 meios auxiliares de locomoção. Todos os pacientes foram avaliados pela equipe multiprofissional do Centro.
As entregas de cadeira de rodas, cadeira de banho, andador, bengala, órtese suropodálicas, palmilha, colete e tutor, além de tala extensora, serão na Oficina, no Bloco D. O mutirão quer otimizar a disponibilidade das órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção (OPM), confeccionadas pela equipe da Oficina de Próteses e Órteses do CIIR.
Importante ressaltar que entre as OPM´s, somente a entrega de prótese não está incluída, neste momento.
Referência estadual na assistência de média e alta complexidade às Pessoas com Deficiência (PcD), de todas as faixas etárias, o CIIR presta assistência à saúde e ao bem-estar, por meio da reabilitação física, auditiva, intelectual, visual e múltiplas deficiências, com foco do cuidado centrado no paciente.
Entre os serviços do CIIR, destaque para a Oficina de Próteses e Órteses, que entre 2018 a 2020, entregou quatro mil órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção para usuários.
Desse total, o CIIR produziu 3.959 OPM´s, e desses, 2.662 foram distribuídas em 2020, mesmo em meio à pandemia da Covid-19. A Oficina garantiu, ainda, os equipamentos aos usuários da unidade, sem prejuízo ao processo de reabilitação.
Segundo a supervisora da Oficina, a administradora Tatiana Rocha Silva, no universo das Tecnologia Assistiva, as Órteses, Próteses e Meios Auxiliares de Locomoção (OPM) ocupam papel de destaque no âmbito da saúde.
"A Oficina do CIIR trabalha com a tabela do Sistema de Gerenciamento da Tabela de Procedimentos, Medicamentos e OPM do SUS (SIGTAP), que contempla meios auxiliares de locomoção, prótese e órtese, e, prescritos de acordo com a necessidade de cada usuário”.
Atendimento – Os usuários podem ter acesso aos serviços por meio de encaminhamento das Unidades de Saúde, via Central de Regulação de cada município, que por sua vez encaminhará à regulação Estadual. O pedido será analisado conforme o perfil do usuário, através do Sistema de Regulação -SisReg.
SERVIÇO
O mutirão para a entrega de 72 equipamentos às Pessoas com Deficiência (PcD), somente contemplará usuários em atendimento.
O CIIR funciona em um prédio na Rodovia Arthur Bernardes, Nº 1.000, em Belém. Mais informações: 4042-2157/58/59.