DPHAC e Arquivo Público realizam ações de educação patrimonial no Jurunas
O Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (DPHAC) e o Arquivo Público do Estado, ambos vinculados à Secretaria de Estado de Cultura (Secult), vão realizar dois dias de educação patrimonial na Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Porto, no bairro do Jurunas, em Belém. A programação integra as ações do Programa Territórios pela Paz (TerPaz), do Governo do Pará.
As atividades iniciam nesta quinta-feira (12), a partir de 09h30, com palestras, troca-troca de livros e a oficina “Meu postal para o bairro do Jurunas”, do DPHAC, que vai estimular a expressão artística por meio da construção de imagens baseadas nas referências pessoais de cada aluno do bairro, criando um mapa de reconhecimento do Jurunas.
Na sexta-feira (13), a partir de 8h30, o Arquivo Público vai desenvolver uma dinâmica de palestras sobre preservação e conservação de documentos históricos, e destacar, forma lúdica, a importância do órgão para a preservação da memória.
Essa é a primeira ação em escolas do calendário de 2020. O objetivo é ampliar cada vez mais o número de instituições de ensino básico, levando as atividades patrimoniais para diversos alunos, dentro e fora da área de abrangência do TerPaz.
A Escola Estadual de Ensino Fundamental Arthur Porto fica na Rua Fernando Guilhon, 450, entre as travessas de Breves e Monte Alegre, no Jurunas.