TerPaz incentiva protagonismo feminino no bairro do Benguí
Tarde: Dani Franco 98425 6171
A Oficina de Grafite para mulheres, realizada no bairro do Benguí, em Belém, será encerrada no próximo domingo (15). A ação tem como facilitadora a artista visual Mina Ribeirinha, e integra o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), em parceria com o Grupo de Mulheres Brasileiras (GMB). A grafitagem de um muro, na sede do GMB, marcará o encerramento da atividade. Também estão programadas ações em parceria com as secretarias de Estado de Ciência e Tecnologia e Educação Profissional e Tecnológica (Sectet) e de Comunicação (Secom), e o Banco do Estado do Pará (Banpará).
O objetivo da ação do TerPaz é fomentar o protagonismo, empreendedorismo e a autonomia das mulheres. Acreditando no grafite como um instrumento facilitador de empoderamento, a atividade foi desenvolvida em parceria com o Grupo de Mulheres Brasileiras, que há 20 anos realiza trabalhos voltados para a saúde e independência financeira feminina.
Na oficina, participantes aprendem técnicas básicas e de manuseio do grafite, incentivando a criatividade. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas por meio de contato com as organizadoras do Grupo das Mulheres Brasileiras pelos seguintes números: 98851-4667 (Beth); 99162-8759 (Cecília); 98207-0598 (Aline); 99146-0845 (Ruth).
No domingo, a programação começará às 09 h com a grafitagem do muro, com o acompanhamento da DJ Ananindeusa; às 11 h haverá bate-papo sobre economia criativa, mediado pela diretora Lorena Saavedra, da Secult.
A partir de 14 h, a jornalista e doutoranda em Comunicação Raíssa Lennon participará de uma roda de conversa sobre empoderamento e protagonismo feminino, ao lado de Jana Borghi e Helen Gonçalves, coordenadoras do Projeto Ela Pode. Em seguida, o Banpará apresentará a linha de crédito “Empodera”, tirando dúvidas das participantes que desejam fomentar ou iniciar empreendimentos.
Toda a programação do TerPaz no Benguí é gratuita e direcionada a mulheres da comunidade.