Secult promove o 1º Domingo da Acessibilidade nos museus do Estado
Uma programação inclusiva para proporcionar às Pessoas com Deficiência o acesso aos diversos acervos que fazem parte do Sistema Integrado de Museus e Memoriais do Estado (SIM). Essa é a proposta do 1º Domingo da Acessibilidade, que acontece neste domingo (08), realizado pelo Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult). A entrada é gratuita para PcDs, idosos, professores, estudantes e crianças de até 12 anos.
A ação vai incluir um percurso museológico, a partir de 10h30, partindo do Museu de Arte Sacra, na Igreja de Santo Alexandre, em direção ao Museu Casa das Onze Janelas e finalizando no Museu do Encontro, no Forte do Presépio. Em Santo Alexandre, os visitantes serão convidados a conhecer a igreja e participarão de uma experiência tátil, onde poderão tocar em peças selecionadas do acervo.
O objetivo do SIM é permitir que, cada vez mais, os museus adequem seus espaços para receber Pessoas com Deficiência. A medida foi oficializada com a Portaria nº 051, de 05 de janeiro de 2020, que além de ampliar a gratuidade nos museus do SIM, tornando o 1º domingo do mês gratuito para toda a população, instaurou o Domingo da Acessibilidade e da Inclusão, sempre no 2º domingo, com serviços inclusivos.
Sugestão de entrevistados:
Armando Sobral, diretor do SIM
Renata Maués, a coordenadora do setor de preservação, conservação e restauração do SIM/SECULT