Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CIDADANIA

Fundação ParáPaz promove ação especial dedicada às mulheres

Por Nathalia Mota (PARAPAZ)
04/03/2020 17h17
Abertura: 07/03/2020 08h00
Encerramento: 08/03/2020 14h00
Local: Sábado (07) - Escola Aimee Semple / Domingo (08) - Escola Estadual Celina Del Tetto.
Endereço: Escola Aimee Semple - Cid. Nova V, WE 19, 251.
Escola Estadual Celina Del Tetto - Estrada do Icuí - Guajará, Rua Santa Fé, 1223.
Contatos: Nathalia Mota: 99111-8006 (Assessora da Fundação ParáPaz)

O Dia Internacional da Mulher é comemorado no dia 8 de março e o Governo do Estado, através da Fundação ParáPaz, realiza programação especial dedicada às mulheres durante o mês. Nos dias 07 e 08, o município de Ananindeua, Região Metropolitana de Belém, recebe o programa Ação Cidadania, ofertando serviços nas áreas da saúde, assistência, emprego e renda à população, que terá acesso gratuitamente.

No sábado (07) os atendimentos são na Escola Municipal Aimee Semple Mcpherson, no bairro da Cidade Nova V, e no domingo (08) na Escola Estadual Celina Del Tetto, no Icuí – Guajará, de 8h às 14h. 

Diversos órgãos e parceiros se instalam no local exclusivamente para atender às demandas da comunidade, beneficiando centenas de pessoas. Os serviços ofertados são: emissão do documento de identidade, de certidão de nascimento, casamento e óbito, orientações jurídicas e empresariais, além de consultas médicas, testes rápidos de sífilis, HIV e Hepatite B e C, para diagnosticar doenças sexualmente transmissíveis, doação de sangue, entre outros.

O grande diferencial na ação de domingo (08) é a disponibilidade do exame de prevenção do Câncer do Colo do Útero (Papanicolau), que será realizado com vagas limitadas durante a ação dos profissionais da Secretaria de Saúde (Sespa), onde as paciente receberão o resultado na hora. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), a região Norte se destaca no cenário nacional por ser a única região do país onde o Câncer do Colo do Útero é o mais incidente e é a maior causa de morte por câncer entre as mulheres. 

O programa já levou serviços para 21 municípios do Estado, totalizando 35 ações. Na Região Metropolitana de Belém beneficiou milhares de pessoas com a realização de mais de 20 mil atendimentos.