Turismo cresce com a chegada de cruzeiros internacionais
Nesta quinta-feira (5) chega ao Pará outro navio Cruzeiro, o Viking Sea, alavancando assim o Turismo em nossa região. Ao todo serão 930 turistas e mais os 465 tripulantes.
O Pará é um dos destinos turísticos na rota de muitas embarcações, em sua maioria, oriundos da Europa e Estados Unidos. O navio transatlântico Viking Sea, com mais de 228 metros de comprimento e 6 metros de calado, volta ao Pará. Em Janeiro deste ano, trouxe a bordo 1.200 turistas estrangeiros, em sua maioria norte-americanos.
Vários ônibus estarão à disposição para levar os diferentes grupos de turistas do cruzeiro para passeios na cidade de Belém, com uma vasta programação, que inclui o mercado do Ver-o-Peso, Feira do Açaí, Estação das Docas, passeio de barco até Boa Vista do Acará, tour panorâmico de 4 horas de duração,
Theatro da Paz, Praça da República, Complexo Feliz Lusitânia, entre outros.
O trabalho do receptivo desse turista é organizado pela Secretaria de Estado de Turismo (Setur), que terá uma tenda de acolhida ao visitante na descida dos passageiros em Icoaraci, com direito a produção associada ao turismo do artesanato paraense, material promocional, de orientação e dicas da capital paraense, num trabalho conjunto com o Sebrae, em parceria com o trade, Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob), Fundação Cultural de Belém (Fumbel) e Polícia Militar.
Rota do Viking Sea, que chega a Icoaraci, nesta quinta:
Saiu de San Juan (Porto Rico) dia 20.02, e fez o seguinte percurso de paradas: Bridgetown (Barbados), Iles du Salut (Guiana Francesa), Santarém, Parintins, Manaus e agora chega a Belém. Daqui vai para
Trinidad e Tobago.
A agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) é responsável pela implementação do programa nacional de vigilância em saúde para navios de cruzeiro, a fim de reforçar o padrão de cumprimento das exigências sanitárias nesses navios. Em nenhum dos portos foram verificados quaisquer surtos.