Governo realiza, pela primeira vez, formatura integrada do programa de residência em Saúde
E-mail: [email protected]
O Programa de Residência em Saúde do Pará conclui seu ciclo no próximo dia 04 de março, às 20h, no Centro de Convenções e Feiras da Amazônia (Hangar). Este ano, o Governo do Estado vai promover pela primeira vez uma cerimônia de conclusão integrada, em que 400 residentes formados em especialidades médica, multiprofissional e Uniprofissional, distribuídos em 13 categorias da saúde em saúde, passam a integrar o mercado de trabalho.
Em Santarém, no Oeste do Estado, no mesmo dia e horário, no auditório do Campus XII da Universidade Estadual do Pará (UEPA), também ocorrerá uma cerimônia de formatura para os residentes da região. Na ocasião o pronunciamento do governador do Estado, Helder Barbalho, será transmitido em tempo real, direto do Hangar.
O programa de residência é uma modalidade de ensino de pós-graduação, sob a forma de curso de especialização e funcionam em instituições de saúde como hospitais-escola, em que pós-graduandos realizam atividades profissionais remuneradas sob a orientação de preceptores.
A Secretaria de Estado de Saúde Pública do Pará (Sespa) é responsável em acompanhar o andamento de todas as residências em saúde através de processos regulatórios afinados com a Política de Educação Permanente em Saúde, desde o credenciamento de novos programas de residência em saúde, no dimensionamento do número de vagas e na sua distribuição geográfica e inserção dos residentes nos cenários de prática do Sistema Único de Saúde (SUS) Estadual.
Os residentes participantes da Cerimônia Integrada são das instituições: Centro Universitário do Estado do Pará (Cesupa), Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa), Fundação Hospital de Clínicas Gaspar Viana, Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará, Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência, Hospital Ophir Loyola, Hospital Santo Antônio Maria Zaccaria, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Universidade do Estado do Pará (UEPA), Universidade Federal do Pará (UFPA) e Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).
A Residência Multiprofissional constitui-se em um programa de cooperação intersetorial para favorecer a inserção qualificada dos jovens profissionais da saúde no mercado de trabalho, particularmente em áreas prioritárias do (SUS). Desenvolvida em regime de dedicação exclusiva e realizada sob supervisão docente-assistencial, de responsabilidade conjunta dos setores da educação e da saúde, as residências multiprofissionais e em área profissional da saúde (Uniprofissional), criadas a partir da promulgação da Lei n° 11.129 de 2005, são orientadas a partir das necessidades e realidades locais e regionais e abrangem as seguintes profissões da área da saúde: Biomedicina, Ciências Biológicas, Educação Física, Enfermagem, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia, Psicologia, Serviço Social e Terapia Ocupacional.
No Pará estão em funcionamento 17 Programas de Residência Multiprofissional em Saúde, distribuídos em 03 municípios: 01 em Bragança, 02 em Santarém e 14 em Belém, que agregam uma responsabilidade técnico-cientifico que beneficia não somente os profissionais, mas gera cada vez mais assistência de qualidade para a população do Pará e do Norte do País.