Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

TerPaz: Secom leva programação alusiva ao Dia Nacional do Quadrinho para o Benguí

Por Dani Franco (SEAC)
04/02/2020 14h57
Abertura: 06/02/2020 09h00
Encerramento: 06/02/2020 12h00
Local: Escola Estadual Maria Luiza Costa
Endereço: Rua Lameira Bittencourt, s/n, entre São Pedro e Betânia. Benguí
Contatos: Luiz Carlos Santos - Diretor de Comunicação Popular e Comunitária da Secom - 98810 0656

Comemorado no dia 30 de janeiro em todo o país, o Dia Nacional do Quadrinho será lembrado nesta quinta-feira, dia 6 de fevereiro, na Escola Maria Luiza Costa, no bairro do Benguí. Quem promove a atividade é a Secretaria de Estado de Comunicação - Secom, dentro do Programa Territórios pela Paz - TerPaz, em parceria também com a Secretaria de Estado de Cultura - Secult.

Na programação haverá a  apresentação do livro “Uma Breve História do Quadrinho Paraense”, lançado em 2019 pela Secult, e contará com a presença dos desenhistas e cineastas Cássio Tavernard e Otoniel Oliveira, que vão conversar sobre a produção de quadrinhos e do cinema de animação no estado. Cássio também vai exibir seu curta-metragem “Allegro Pero No Mucho”.

“Uma Breve História do Quadrinho Paraense”, foi lançado durante a Feira do Livro e das Multivozes de 2019, pela Secretaria de Estado de Cultura – Secult. Resultado de uma pesquisa iniciada em 2015 por Vince Souza, o livro será exibido em formato PDF num telão para todos os alunos, assim será possível acompanhar e debater a obra em conjunto.

Já o curta de animação “Allegro Pero No Mucho” encerra a trilogia “A Turma da Pororoca", criada por Cássio Tavernard, e se desenvolve a partir da investigação de uma estranha movimentação próxima ao centenário do Theatro da Paz. Na história, alguém se passa pelo Caranguejo e sua aparelhagem, o Pi Pi Piramutaba, organizando uma grande festa em seu nome para atrair todos os bichos do fundo dos rios da Amazônia. Para compor o cenário do terceiro episódio da série, cada detalhe do prédio histórico do Theatro da Paz, incluindo pintura e arquitetura, foi reproduzido fielmente.

A programação alusiva ao Dia Nacional do Quadrinho é uma ação do TerPaz, via Secom, e conta com apoio institucional da Secult. A entrada é franca e aberta para toda a comunidade.