Polícia Militar celebra 38 anos de ingresso da mulher na corporação
Para celebrar os 38 anos de ingresso das mulheres na Polícia Militar do Pará, a instituição promove neste sábado (1º) uma caminhada ecológica voltada ao efetivo feminino, no Parque Estadual do Utinga Camillo Vianna, em Belém. As comemorações iniciaram nesta sexta-feira (31), com uma solenidade militar realizada no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) da PM.
A caminhada sairá da sede do Batalhão de Polícia Ambiental (BPA), ao lado do Parque do Utinga, com a participação de policiais militares de todas as unidades da corporação na Região Metropolitana e das veteranas da reserva remunerada. O evento em comemoração aos 38 anos da presença feminina na PM do Pará visa à valorização do efetivo feminino e a integração das policiais militares.
A entrada das mulheres nas Forças Armadas e nas polícias militares foi determinada pelo Decreto-lei Federal 667, de 2 de julho de 1969, cujo texto foi alterado em 1984. A possibilidade de admitir mulheres nas polícias militares dependia da autorização do então Ministério do Exército, e tinha como objetivo empregá-las em atividades específicas nas corporações.
No Pará, o ingresso das mulheres foi autorizado pelo Decreto nº 2.030, de 15 de dezembro de 1981, assinado pelo governador Alacid da Silva Nunes, que criou o Pelotão de Polícia Feminino. O ingresso efetivo da primeira turma de mulheres na PM ocorreu em fevereiro de 1982, com aproximadamente 50 alunas oficiais e praças.
Sugestão de entrevista:
Tenente-coronel Andréa Keyla Leal Rocha, comandante do Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Cfap) e coordenadora do evento.