Secult convida população a 'dialogar' com o patrimônio público de Belém
Na semana de comemorações pelos 185 anos da Revolta da Cabanagem e dos 404 de fundação da cidade de Belém, a valorização e a preservação do patrimônio público são incentivados pelo Governo do Pará. Por meio do Projeto “Diálogos com o Patrimônio”, a população poderá participar de ações de conscientização sobre a diversidade do acervo dos museus mantidos pelo Estado. A organização do projeto cabe ao Departamento de Patrimônio Histórico, Artístico e Cultural (Dphac), integrado à programação do Preamar Cabano, realizado pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult).
Logo no início da manhã da próxima sexta-feira (10), a Igreja de Santo Alexandre – que integra o Museu de Arte Sacra (MAS) - abre as portas para uma visita monitorada pela história colonial jesuíta da Igreja, que se confunde com a história da capital paraense. No Café do MAS, a programação segue com uma oficina de cartões postais temáticos dos cenários da cidade decisivos para os desdobramentos da Cabanagem, capítulo marcante da história paraense.
No mesmo dia, no Museu do Estado do Pará (MEP), o público será convidado a construir coletivamente o Painel Cabano, uma instalação artística desenvolvida por meio de técnicas de colagem, desenhos e escrita, por meio de recortes de material temático escaneados do acervo das Bibliotecas do Dphac e do Sistema Integrado de Museus (SIM).
Em seguida, a palestra “07 de Janeiro de 1835: A Tomada da Cidade de Belém pelos Cabanos” propõe um debate sobre o início da Cabanagem, mediado pela professora Eliana Ramos Ferreira, da Universidade Federal do Pará (PPHIST/ UFPA). Até o dia 12 de janeiro (domingo), a exposição “Patrimônio Público Paraense” apresenta os bens tombados pelo Estado em painéis montados no MEP.
A programação tem entrada franca e faz parte do Preamar Cabano, calendário de ações organizado pelo Governo do Pará, por meio da Secult, para a celebração dos 185 anos da Cabanagem e 404 de Belém.
Programação “Diálogos com o Patrimônio”
Dia 10/01 – sexta-feira
09 h – Visita monitorada ao acervo da Igreja de Santo Alexandre.
10h30 – Oficina “Meu Cartão Postal Belém”. Local: Café do Museu de Arte Sacra (MAS)
14 h – Experimentação artística Painel Cabano. Local: Pátio Interno do Museu do Estado do Pará (MEP)
15 h - Palestra “07 de Janeiro de 1835: A Tomada da Cidade de Belém pelos Cabanos”. Local: Capela do MEP
De 7 a 12/01 - terça-feira a domingo
09 às 17 h - Exposição “Patrimônio Cultural Paraense”. Local: Pátio Interno do Museu do Estado do Pará (MEP)