Helder Barbalho participa de entrega de trecho da BR-230 com ministro de Infraestrutura
O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes, DNIT, realizou obras de pavimentação da BR-230/PA, no trecho entre a cidade de Marabá e a divisa do Estado de Tocantins, popularmente conhecida como rodovia Transamazônica. No total, 12 quilômetros que ligam a ponte sobre o Rio Araguaia, na divisa do Tocantins com o Pará, foram pavimentados. A entrega da obra terá a presença do governador do Pará, Helder Barbalho, e do Ministro da Infraestrutura, Tarcísio Freitas.
Esse trecho é um importante eixo de integração nacional na região. Ele começou a ser pavimentado em 2003 – faltavam apenas esses 12 quilômetros -, mas as obras estavam paradas há 16 anos. O valor do contrato desses 12 KM é de R$ 22 milhões.
A pavimentação da BR-230/PA proporcionará melhorias na mobilidade de tráfego entre os dois estados federativos, Tocantins e Pará, contribuindo para a integração socioeconômica da microrregião de Marabá (PA), bem como da mesorregião do Sudeste Paraense e para microrregião do Bico do Papagaio, situada na mesorregião Ocidental do Tocantins.
Atualmente, a rodovia Transamazônica é a terceira maior do Brasil, percorrendo os estados da Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. A estrada possui cerca de quatro mil quilômetros de extensão e encontra-se em fase de obras em vários segmentos. No Pará, a pavimentação da via trará desenvolvimento à região de integração do Carajás, região esta que possui grande contribuição na composição do PIB da Pará (aproximadamente 30%) e, claro, destaque na produção agropecuária, com potenciais na produção de banana, milho, leite e carne.
Sugestão de entrevistados:
Helder Barbalho, governador do Pará
Tarcísio Freitas, ministro de Infraestrutura