Secult lança o edital “Prêmio Conceito do Parque da Cidade”
Para criar um espaço democrático, inclusivo e de dinâmicas culturais que giram em torno da cidade de Belém, o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Cultura (Secult), lança nesta sexta-feira (13), às 15 h, o edital “Prêmio Conceito do Parque da Cidade”, que vai selecionar os melhores projetos arquitetônicos para o futuro Parque da Cidade – que visa ressignificar o Aeroporto Brigadeiro Protásio de Oliveira, antigo aeroclube, transformando o local em um grande centro para práticas culturais, de esporte e lazer, para a população.
O edital vai selecionar os dois melhores projetos, por meio de três etapas que consideram a participação popular, o Plano Diretor de Belém e as diretrizes relativas aos conceitos arquitetônico e paisagístico apresentados pelos candidatos– visto que o espaço possui uma área equivalente a 90 campos de futebol e está no entorno dos bairros do Marco, Souza, Sacramenta e Pedreira.
A primeira etapa é composta pela consulta pública, feita pela população, com o objetivo de incluir os cidadãos interessados no processo de discussão sobre o que o Parque da Cidade agregará aos seus bairros. Após todos os subsídios coletados na consulta, a Fadesp (Fundação de Amparo ao Desenvolvimento da Pesquisa) e a Secult farão a segunda etapa, de caráter técnico, que consiste na realização de um concurso público nacional para a escolha de dois projetos que se adequam ao conceito do Parque da Cidade.
A participação popular se fará ainda mais presente na terceira etapa do edital. Será realizada uma votação pública durante a 24ª Feira Pan-Amazônica do Livro e das Multivozes, em 2020. A população vai ter acesso aos projetos e memoriais explicativos escolhidos nas etapas anteriores, e poderá escolher o projeto.