Núcleo de Tecnologia Educacional da Seduc realiza Futebol de Robôs
Na próxima sexta-feira (13) os robôs vão invadir Belém durante o 2º TechCamp Pará: Futebol de Robôs. A competição envolve 32 equipes, cada uma composta por 4 alunos e 2 professores, todos de escolas públicas do Pará.
O 2º Techcamp Pará é uma realização do Núcleo de Tecnologia Educacional (NTE) da Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O núcleo é um departamento da Secretaria que objetiva incentivar a educação de crianças e jovens com o uso inclusivo da tecnologia.
O torneio vai mostrar a culminância entre as escolas estaduais e municipais que realizam projetos de robótica ao longo do ano. Nos meses de agosto a novembro de 2019 foram realizadas diversas atividades do projeto em parceria com escolas públicas ligadas ao movimento Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática – STEAM. Participam do projeto escolas dos municípios de Abaetetuba, Acará, Ananindeua, Belém, Castanhal, Nova Esperança do Piriá e Igarapé Miri.
Nesse período o NTE Belém assessorou com formações e suporte tecnológico às diversas escolas envolvidas por meio de professores ligados às práticas makers assim como os formadores dos NTEs envolvidos. Dessa forma, esses professores atuaram como multiplicadores nas suas escolas, garantindo atividades diversas com os alunos, por meio das quais foram desenvolvidas metodologias com intuito de proporcionar um aprendizado significativo, envolvendo aprendizado de conceitos ligados ao movimento STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), bem como os alunos puderam ter experiências linkadas ao conteúdo do currículo da educação Básica. Assim, as escolas formaram as equipes e construíram um protótipo de um robô controlado pelo smartphone, o qual será o jogador de futebol no torneio.
Ao longo do projeto foram trabalhados valores sociais fundamentais, como respeito, ajuda mútua, colaboração, compartilhamento, descoberta, inclusão, além da diversão do aprender brincando. Parte das equipes é composta por alunos surdos atendidos na educação especial.
TechCamp consiste na realização de formação e capacitação de professores e alunos da rede estadual do Pará, com o objetivo de apresentar estímulos e conceitos básicos sobre atividades makers, colaborativas, inovadoras e criativas com dinâmicas voltadas a Robótica Educacional.
O torneio é composto por robôs criados pelos alunos e montados, em sua maioria, por material reciclado ou retirado de resíduo eletrônico. O 2º TechCamp Pará acontece nesta sexta-feira (13), das 9h às 17h, na Escola Albanizia de Oliveira (Avenida Almirante Barroso, ao lado do Tribunal de Justiça do Estado do Pará).
Sugestão de entrevistado: Rafael Herdy – Coordenador do NTE/Belém