Agenda da Aprendizagem será debatida no II Encontro de Educação, em Belém
Implementar fluxos e estratégias pedagógicas que garantam uma melhor aprendizagem dos alunos da rede pública é o objetivo da Agenda da Aprendizagem, instituída pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). As ações foram definidas e já vêm sendo implementadas desde o início do ano quando a Seduc realizou o I Encontro Regional de Educação. O monitoramento da Agenda e a avaliação das ações exitosas serão pauta do II Encontro Regional de Educação que acontece a partir desta segunda-feira (9), em Belém.
Entre as metas da Agenda da Aprendizagem estão: aprendizagem na idade certa, melhoria do desempenho em Língua Portuguesa e Matemática, combate à evasão escolar e redução dos índices de reprovação.
A Agenda pressupõe o desenvolvimento de ações dentro e fora da sala de aula, a adoção de práticas pedagógicas inovadoras e atrativas ao aluno e que ajudem na compreensão do conteúdo e na preparação do estudante para a vida. Pressupõe, ainda, a presença dos pais na escola, o monitoramento permanente da aprendizagem para além das quatro avaliações letivas.
A Seduc construiu o movimento Educa Pará, estabelecendo parcerias necessárias para desenvolver a Agenda, que tem como foco principal a garantia do direito de aprender a cada aluno, sendo construída a partir de convênios com as redes municipais e entidades ligadas à educação no Estado.
“Estamos trabalhando com o monitoramento da aprendizagem, redesenhando o currículo para que o aluno possa ter claramente definido o perfil de entrada e saída. Além disso, disponibilizamos aos municípios um portal com sequências didáticas e atividades estruturantes, a partir do resultado desse monitoramento”, explica a secretária de Estado de Educação, Leila Freire.
O II Encontro Regional de Educação reúne gestores de unidades de educação, diretores e técnicos de escolas e secretários municipais de educação. Os encontros iniciaram no dia 12 de novembro e já precorreram as regiões do oeste, sul e sudeste. No período de 9 a 12 de dezembro, será a vez do Polo Belém, que engloba a capital e as regiões metropolitana, nordeste e Marajó.
Sugestão de entrevistados:
- Leila Freire, secretária de Estado de Educação
- Gestores escolares e secretários municipais de educação