Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

'Um Pirão de Cultura' celebra as manifestações culturais do Benguí

Por Rodrigo Avelar (SECULT)
05/12/2019 16h06
Abertura: 08/12/2019 09h00
Encerramento: 08/12/2019 22h00
Local: Associação dos Moradores do Benguí, área externa
Endereço: Tv. São Pedro, 493 - Benguí
Contatos: Rodrigo Avelar (98472-5052)

O bairro do Benguí recebe, no próximo domingo (08), o evento ‘Um Pirão de Cultura’, reunindo atrações musicais, dança, teatro, além de feirinha de economia criativa, bingo e exposições de artistas da comunidade. A programação é uma parceria entre o Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e do Programa Territórios pela Paz (TerPaz) e a Associação de Moradores do Benguí (Amob).

A agenda inicia o Preamar das Festas, calendário de ações que celebra as manifestações culturais neste fim de ano dentro da pasta de cultura a partir de demandas das populações dos bairros que integram o TerPaz. A Secult prestará o suporte de infraestrutura de som, iluminação, tendas e banheiros químicos. Para o diretor do Departamento de Música da Secretaria, Allan Carvalho, a ação apoia o desenvolvimento artístico da comunidade.

“Esse é o primeiro evento que a gente tá devolvendo ao Benguí, então é um exemplo maravilhoso de como a sociedade pode se empoderar de maneira diversa como resposta de uma escuta bem sucedida, envolvendo gente de vários segmentos artísticos, envolvendo processos formativos, processos de mostra, do empreendedorismo cultural, do artesanato, da moda local e, claro, responde a uma demanda bem antiga do bairro que nunca teve um apoio nesse nível”, completa Allan.

Antecedentes – O evento é uma realização do projeto ‘Ame o Benguí’, existente desde os anos 90 quando realizou as primeiras edições encabeçadas pelo Movimento Jovem União e Força (Mojuf), com o objetivo de promover microempreendedores, fomentar a economia criativa e ações socioculturais no bairro.

O ano de 2019 marca as quatro décadas de fundação da Amob que, há algum tempo, vem realizando o evento e apresentando a circulação cultural do bairro, lembrado rotineiramente pelos índices de violência - marca que a organização tenta desmistificar com o evento ocupando os espaços públicos.

Escuta setorial – Esta edição responde à escuta setorial realizada no Benguí no mês de outubro deste ano, como parte da agenda espraiada pelos bairros que integram o TerPaz, encerradas nesta quarta (04) no bairro do Jurunas. O formato ocorre desde o começo da gestão em janeiro, tendo como objetivo conhecer e atender às demandas dos territórios potencializando vocações artísticas de práticas culturais já consolidadas. “A sociedade se movimenta da maneira acha necessário pra ter esse protagonismo no bairro e o Estado, no papel de devolver a verba pública para quem colabora, faz esse papel de mediador”, conclui o diretor Allan.

Serviço:
“Um Pirão de Cultura” ocorrerá na área externa da sede da Associação dos Moradores do Benguí durante o dia inteiro. A programação tem entrada franca.

Programação – “Um Pirão de Cultura”
9h - Grupo Canto do Aracuá
9h30 - GIRP (Capoterapia)
10h - Balet (Nep)
10h30 - Grupo de Teatro Palha
Logo após - Kleyton Silva
14h - Dark
15h30 - Em Forma de Samba
16h30 - Ubutus Capoeira
17h - Paranativo
18h - Lima Neto
19h - Extinção Humana
20h - Klitores Kaos
21h – Influenza
Feira Gastronômica + Bingo + Exposições de artistas do bairro o dia todo