Guamá recebe Oficina de Fotografia Digital da Secom
Com o objetivo de oferecer políticas de acesso e democratização à comunicação nas comunidades atendidas pelo programa Territórios pela Paz (TerPaz), a Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) oferece, na próxima segunda-feira (9), no Núcleo Social 20 de Fevereiro, a oficina de Fotografia Digital aos moradores do bairro do Guamá. As atividades fazem parte de um cronograma de ações que serão levadas a todos os territórios abrangidos pelo programa, com aulas teóricas e práticas.
Atendendo a uma demanda da população local, a oficina que já está com as vagas preenchidas, busca certificar 30 moradores da comunidade, entre alunos de escolas do bairro e fotógrafos locais, com as principais técnicas do fazer fotográfico e a meta de auxiliar na construção de narrativas protagonistas da própria realidade, ampliando também as possibilidades de atuação profissional.
A oficina, que será ministrada pelo fotógrafo Maycon Nunes, contempla os princípios básicos da fotografia até o uso de recursos mais específicos, seja em câmeras fotográficas semiprofissionais ou profissionais, seja em aparelhos celular. Na oportunidade, os moradores farão uma saída fotográfica monitorada, análise das imagens e tratamento das fotos. Ao final, será feita uma seleção de trabalhos que vão compor uma exposição. Cada participante receberá certificado.
Política de Comunicação
A Oficina de Fotografia Digital no Guamá é a segunda ação efetiva da Secom como política pública dentro dos bairros atendidos pelo TerPaz. O primeiro contemplado foi a Cabanagem. O programa é a estratégia do Governo do Pará para o enfrentamento da violência nas áreas mais vulneráveis da Região Metropolitana de Belém. O TerPaz vem sendo implementado desde o mês de junho, com resultados já visíveis na redução dos índices de criminalidade, associando ações de segurança pública (com a presença ostensiva de forças policiais) a políticas públicas, marcadas pela presença maciça das secretarias de Estado. Saúde, trabalho e renda, ciência e tecnologia, educação e meio ambiente estão no escopo do programa, que é coordenado pela Secretaria de Articulação da Cidadania (Seac).
Serviço:
Oficina de Fotografia Digital
Beneficiários: pessoas de 15 a 45 anos, moradores do bairro do Guamá
Data: 9 a 13/12
Local: Núcleo Social 20 de Fevereiro (Travessa 20 de Fevereiro, 754, entre passagem Popular e avenida Bernardo Sayão, Guamá)
Hora: 8h às 12h (turma 1) e 14h às 18h (turma 2)
Inscrições encerradas. Com emissão de certificado.