Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Cerimônia premia alunos de escolas estaduais que participaram de oficinas de audiovisual

Por Rodrigo Avelar (SECULT)
27/11/2019 12h37
Abertura: 30/11/2019 17h00
Encerramento: 30/11/2019 19h00
Local: Cinema Olympia
Endereço: Av. Pres. Vargas, 918 – Campina / Belém
Contatos: Ascom Secult: Rodrigo Avelar (98472-5052) / Úrsula Pereira (91) 98092-3896 / Gabriel Marques: (91) 98551-2114

Após uma semana de extensas atividades de produção audiovisual, o 1° Festival de Cinema das Periferias da Amazônia – Telas em Movimento premia, no próximo sábado (30), os alunos que participaram das oficinas, em cerimônia a ser realizada no Cinema Olympia, a partir das 17h.

As escolas estaduais Professor Santana Marques, José Valente Ribeiro, Brigadeiro Fontenelle e Gonçalo Duarte serão contempladas com prêmios que valorizam a produção dos seus alunos em oficinas que envolveram todas as etapas de construção de um filme: roteiro, filmagem, produção, montagem e edição. A premiação será destinada para cada escola pela participação, horizontalizando a metodologia sem preterir uma produção em relação a outra.

As unidades de ensino participantes estão localizadas na Cabanagem, Jurunas e Terras Firme, todos bairros que integram o Programa Territórios pela Paz (TerPaz), incentivando o conhecimento desses estudantes às etapas de produção da sétima arte e garantindo o acesso à democratização do cinema, com referências de produções de realizadoras e realizadores locais.

A programação das oficinas, assim como a culminância com a premiação das escolas, têm realização do Negritar Filmes e Produções, Central Única das Favelas (Cufa-Belém) e Coletivo de Realizadores Independentes do Audiovisual da Amazônia (Cria), com apoio cultural do governo do Estado, por meio da Secult, integrando o calendário de ações do Preamar da Consciência Negra. Conta também como o apoio de instituições de ensino, e de coletivos e produtoras audiovisuais independentes, que foram facilitadores das atividades desenvolvidas com os alunos.

Sugestão de Entrevistados:
- Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura
- Joyce Cursino, idealizadora do Festival
- Alunos e representantes das escolas participantes das oficinas