Oficina debate implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos em Paragominas
Com o objetivo de integrar e articular ações que apoiam a organização produtiva de catadores de materiais recicláveis, além de auxiliar gestores municipais sobre a importância de executar a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster) realizará, nos dias 27 e 28 de novembro (quarta e quinta-feira), no Hotel Regente, em Paragominas (sudeste paraense), a “Oficina de Planejamento e Avaliação para a Implantação da Política Nacional de Resíduos Sólidos” nos municípios. O evento contará com a presença de lideranças locais, parceiros e representantes do poder público.
O evento marcará o encerramento do cronograma anual de oficinas do Programa Pró-Catador, que já percorreu 12 municípios - Castanhal, Belém, Breves, Xinguara, Altamira, Marabá, Tucuruí, Itaituba, Santarém, Abaetetuba, Bragança e Paragominas.
As oficinas promovem discussões voltadas à questão do manejo do lixo e monitoramento da PNRS. Além de promover um espaço de debate sobre a geração de emprego e renda para a rede de catadores, a iniciativa fomenta a inclusão social por meio da coleta seletiva.
O evento terá ainda momentos de formação relacionados à limpeza urbana, ao mapeamento de territórios de atuação, gerenciamento de resíduos sólidos, compostagem, coleta seletiva, educação ambiental e trabalho e engajamento das cooperativas.