Seminário aborda políticas de saúde para pessoas com transtorno mental em conflito com a lei
O II Seminário de Políticas de Saúde para Pessoas com Transtorno Mental em Conflito com a Lei será realizado nos dias 21 e 22 de novembro (quinta e sexta-feira), tendo como tema central "Desinstitucionalização: pensando o território como o lugar de cuidado". O evento é organizado pelo Serviço de Avaliação e Acompanhamento der Medidas Terapêuticas Aplicáveis às Pessoas com Transtorno Mental em Conflito com a Lei (EAP) vinculada à Diretoria de Políticas de Atenção Integral à Saúde (Dpais) da Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa).
A programação inclui minicursos, mesas-redondas e temas livres, a fim de promover a articulação entre as instituições governamentais e de ensino e pesquisa em torno do debate sobre a desinstitucionalização de pessoas com transtorno mental em conflito com a lei.
O Seminário vai reunir servidores de Saúde, Assistência Social e Justiça, além de professores de instituições de ensino superior, acadêmicos, pesquisadores e residentes multiprofissionais. Haverá 12 palestrantes de outros estados, especialistas no tema.
Pela Sespa, podem ser entrevistados o secretário de Estado de Saúde, Alberto Beltrame, e o coordenador da EAP, Alan Reis. Também estarão presentes representantes da Superintendência do Sistema Penitenciário (Susipe), da Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh) e do Tribunal de Justiça do Estado (TJE).