Governo entrega Cadeia Pública de Parauapebas e amplia em 306 as vagas do sistema carcerário
Para aumentar a qualidade e a segurança do sistema carcerário e garantir o direito ao cumprimento de pena de forma humanizada, o Governo do Estado do Pará, por meio da Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe), entregará uma nova unidade penal em Parauapebas no próximo dia 19 de novembro. A cerimônia de inauguração será presidida pelo governador Helder Barbalho e contará com a presença do Secretário Extraordinário de Estado para Assuntos Penitenciários, Jarbas Vasconcelos e demais autoridades do governo.
A Cadeia Pública de Parauapebas vai reforçar o sistema prisional do Pará e distensionar outras unidades. A construção está nos moldes da Cadeia Pública de Jovens Adultos (CPJA) do Complexo Penitenciário de Santa Izabel, que é a mais segura do Estado. A nova cadeia terá 306 vagas para o regime fechado masculino da região. A obra custou um pouco mais de R$13 milhões e foi financiada por um fundo disponibilizado pelo Departamento Penitenciário Nacional (Depen).
A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado do Pará (Susipe) está atuando ainda de forma efetiva para solucionar a questão da superpopulação no cárcere. Internos custodiados na Carceragem de Parauapebas serão transferidos para o novo complexo, o que acarretará em melhores condições para cumprimento de pena e melhor infraestrutura.
Na da Cadeia Pública de Parauapebas as atividades serão em consonância com os procedimentos de segurança e portarias estabelecidas pela nova gestão da Susipe. Além disso, disciplina, controle e ordem serão as bases para a gestão da unidade.