Estado entrega Polo Integrado ParáPaz em Parauapebas
O Governo do Pará, por meio da Fundação ParáPaz, entrega nesta terça-feira (19), o polo de atendimento Integrado ParáPaz no município de Parauapebas, sudeste do Estado. O governador Helder Barbalho participa da cerimônia, a partir das 16h. A programação contará, também, com serviços de embelezamento e emissão de documentos, que estarão disponíveis a partir das 14h.
O núcleo vai ampliar a rede de atendimento às crianças, adolescentes, mulheres e familiares vítimas de qualquer tipo de violência na Região dos Carajás, além de garantir um canal seguro para denúncias desse tipo de crime. O objetivo é oferecer atenção integral e especializada para a redução dos danos físicos e psíquicos causados, abrindo um caminho de confiança e referência para recebê-las em um único espaço.
A vítima contará com o acolhimento inicial desde a coleta de depoimento à encaminhamentos para atendimento policial, pericial e médico, por meio de um processo simultâneo de integração dos órgãos, evitando a revitimização. No prédio, funcionarão de forma integrada o Instituto Médico Legal (IML), Delegacia da Mulher (Deam) e Fundação ParáPaz.
O ParáPaz Integrado está presente em sete municípios no interior do Estado: Altamira, Paragominas, Tucuruí, Santarém, Bragança, Breves e Marabá. Na Região Metropolitana de Belém, os serviços estão disponíveis na Santa Casa de Misericórdia, Centro de Perícias Científicas Renato Chaves e Deaca, em Ananindeua.
Sugestão de entrevistados:
- Helder Barbalho, governador do Pará
- Darci José Lermen, prefeito de Parauapebas
- Ray Tavares, presidente da Fundação ParáPaz.