Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

Setur premia vencedores do Concurso de Ornamentação da Romaria Fluvial

Por Israel Pegado (SETUR)
22/10/2019 19h57
Abertura: 23/10/2019 10h00
Encerramento: 23/10/2019 13h00
Local: Espaço São José Liberto – Polo Joalheiro
Endereço: Praça Amazonas, s/n - Jurunas, Belém - PA
Contatos: 3110-5007 // 98347-1397

Em continuidade a uma longa tradição a cada edição do Círio de Nazaré, a Secretaria de Estado de Turismo (Setur) premia, na manhã desta quarta-feira (23), a partir das 10 h, no Espaço São José Liberto (que sedia o Polo Joalheiro do Pará), as embarcações vencedoras do Concurso de Ornamentação da Romaria Fluvial.

A 34ª edição do Concurso de Ornamentação das Embarcações do Círio Fluvial foi realizada pela Setur em parceria com a Marinha e a Capitania dos Portos, no sábado (12), nas águas da Baía do Guajará. As embarcações inscritas concorreram em duas categorias: Embarcações Regionais (categoria A) e Outros Tipos de Embarcações (categoria B), sendo que a comissão julgadora escolheu e vai premiar os 1º, 2º e 3º lugares em cada uma das categorias.

Ações como o Concurso de Ornamentação de Embarcações, a própria Romaria Fluvial e outras relacionadas ao Círio de Nazaré fortalecem a presença do destino Pará no segmento do turismo religioso, atraindo visitantes e gerando receita para o Estado.

Os barcos foram identificados com uma flâmula náutica do Círio e avaliados por um grupo de jurados convidados pela Setur: Flávio Contente, fotógrafo profissional, fotojornalista e produtor audiovisual; Nelson Duarte, coordenador do curso de Design e Jornalismo da Feapa; Francisco Chagas Franco, professor da UFPA, diretor do Teatro Waldemar Henrique, cenógrafo e figurinista; Armando Sobral, artista plástico e diretor do Museu de Arte Sacra; Solange Rodrigues Santos, coordenadora de Artes do Núcleo Curro Velho, e Maria do Socorro Moraes, assessora da Comissão de Turismo e Esporte da Assembleia Legislativa do Estado do Pará (Alepa).

O chamado “Círio das Águas” é uma romaria idealizada pelo jornalista Carlos Rocque, quando presidiu a extinta Companhia de Turismo do Pará (Paratur), no ano de 1986.