Estado antecipa pagamento da primeira parcela do 13º para outubro
Graças à eficiente política fiscal e ao equilíbrio das contas públicas, o Governo do Pará antecipa o pagamento da primeira parcela do 13º salário aos servidores públicos estaduais. A medida, inédita na administração estadual, será anunciada pelo governador Helder Barbalho, após reunião com deputados estaduais, nesta terça feira (24), no Palácio do Governo. São cerca de R$ 300 milhões, que serão injetados na economia paraense antes do Círio de Nazaré, conhecido como “natal dos paraenses”.
O pagamento será feito entre os dias 8 e 10 de outubro, conforme calendário a ser divulgado pela Secretaria de Estado de Administração (Sead). A antecipação da primeira parcela do 13º é possível graças ao equilíbrio nas contas públicas, reflexo do Decreto Estadual nº 01/2019, que prevê uma série de medidas de reestruturação e ajuste fiscal do Estado, como contenção de gastos e despesas, e corte de 20% no número de temporários e horas extras.
Ainda este mês, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefa) apresentou dados que demonstram a eficiência fiscal do Pará na atual administração. A receita própria do Estado teve um crescimento real de 10,9%, representando R$ 9, 071 bilhões.