Altamira sedia I Encontro Regional de Educação do Pará
Gestores, técnicos e diretores de escolas estaduais de Altamira se encontram no próximo dia 13 de setembro para debater os desafios da aprendizagem nas escolas públicas do Estado. O debate ocorre por ocasião do I Encontro Regional de Educação do Pará, promovido pela Secretaria de Estado de Educação (Seduc). O evento tem como tema “Os desafios da educação pública paraense e a garantia do direito de aprender”.
A agenda com os educadores acontece desde maio por regiões, e já percorreu os municípios de Marabá, Santarém, Bragança e Belém. Agora será a vez da região da Transamazônica discutir a liderança que deve exercer para implementar uma agenda específica para os municípios. “Este encontro faz parte do movimento Educa Pará que discute os desafios para a requalificação das políticas públicas para uma educação inclusiva, a partir de laços colaborativos e com a participação de todos os setores da sociedade”, explica a secretária de estado de educação, professora Leila Freire.
Participam ainda do evento os prefeitos e secretários municipais de educação dos municípios de Altamira, Anapu, Brasil Novo, Medicilândia, Pacajá, Porto de Moz, Senador José Porfírio, Uruará e Vitória do Xingu. Durante o encontro serão apresentados os desafios e analisadas as formas de melhorar o atual cenário educacional do Estado. Com índices negativos no ensino, o Pará ocupa a 5ª posição entre os estados com maior evasão escolar, além de ser o penúltimo estado brasileiro no ranking do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica).
O foco do debate é apresentar e caracterizar o cenário educacional paraense, a fim de circunscrever os municípios no cenário nacional, estadual e regional, suscitando reflexões, proposições e estabelecendo laços de colaboração entre os entes, em torno dos desafios a serem pactuados, a partir do Caderno de Evidências 2019, que será apresentado pela Seduc durante o evento.
Aos municípios serão apresentados elementos e entraves à qualidade do ensino e, ao final, os educadores definirão os desafios a serem superados. Nas regionais os principais desafios eleitos até o momento são combate à evasão escolar, proficiência escolar na idade certa e redução na distorção entre idade e série.