HRPA realiza "Corrida pela Segurança no Trânsito" e reforça a importância do "Maio Amarelo"
Referência em traumatologia e ortopedia na Região de Integração Araguaia, o Hospital Regional Público do Araguaia (HRPA), realiza, em Redenção, no domingo, dia 17, às 6h, a “1ª Corrida pela Segurança no Trânsito”, evento alusivo ao “Maio Amarelo”, iniciativa voltada à conscientização sobre a importância da segurança viária que alia esporte, saúde e cidadania.
A programação, que será realizada na avenida Marechal Rondon, no Loteamento Rio Pison, inicia às 5h30 com concentração e acolhimento dos participantes, que promoverá a retirada dos números de peito, aquecimento e confirmação das inscrições mediante doação de 1 kg de alimento não perecível.
Às 6h, será realizada a largada da corrida de 5 km aos adultos, juntamente com ações de saúde e cidadania, como aferição de pressão arterial, teste de glicemia, educação em saúde e orientações sobre a segurança no trânsito.
Às 7h, é a vez da corrida kids, incentivando as crianças à participação em atividades esportivas e educativas em saúde. A “Corrida pela Segurança no Trânsito” reforça o compromisso social da unidade hospitalar com a educação viária, promovendo integração comunitária, hábitos saudáveis e conscientização coletiva sobre a responsabilidade de todos na preservação da vida no trânsito.
Dados – Em 2025, o HRPA conduziu 711 atendimentos em traumatologia, e destes, 623 foram oriundos de acidentes de trânsito envolvendo motociclistas – 33 automobilísticos, 33 atropelamentos e 22 acidentes com ciclistas.
A feixa etária dos pacientes envolvidos nos acidentes está entre 18 a 60 anos, e a maioria é do sexo masculino.
Porta-vozes: Sílvia Bentes, coordenadora do evento e Ricardo Arruda, diretor hospitalar do HRPA.

