Santa Casa do Pará comemora 376 anos de atividades
Nos dias 23 e 24 de fevereiro (segunda e terça-feira), a Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA) realiza uma programação alusiva aos 376 da instituição, a serem completados em 24 de fevereiro.
A programação envolve aulas sobre a história da Santa Casa, que serão realizadas no dia 23, no museu da instituição, em duas sessões matinais e outras duas sessões vespertinas, e também programações culturais, além da cerimônia oficial na manhã do dia 24, que acontecerá na praça interna do hospital e será voltada a servidores e usuários em atendimento na instituição.
História - Fundada em 24 de fevereiro de 1650, a Santa Casa do Pará é uma das instituições de saúde mais antigas e importantes do Brasil, consolidando-se como referência centenária na Amazônia.
Ao chegar ao Pará em 1650, a então Irmandade da Santa Casa de Misericórdia direcionava as suas ações para obras de caridade, incluindo cuidar de órfãos e enfermos e a manutenção de asilos e cemitérios.
Mais de dois séculos depois, em 15 de agosto de 1900, ainda gerida pela Irmandade de Misericórdia, inaugurou sua sede no bairro do Umarizal, onde funciona até hoje.
Tornou-se fundação estadual em abril de 1990, designada então como Fundação Santa Casa de Misericórdia do Pará (FSCMPA), um órgão público da assistência em saúde do Pará, que atende a população pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
Atualmente conta com um moderno complexo hospitalar, equipado com recursos de alta tecnologia, e mais de 3 mil servidores treinados para oferecer a melhor assistência à população.
