Segup lança Operação 'Festas Seguras' e garante reforço nas programações de final de ano
A Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social do Pará (Segup), em conjunto com os órgãos do Sistema de Segurança Pública Estadual e órgãos de segurança e trânsito municipais, lança, nesta sexta-feira (5), às 9h, a operação “Festas Seguras” para intensificar as ações da segurança pública nas áreas comerciais da Região Metropolitana de Belém, bem como, em municípios do interior. As ações se iniciam nesta sexta-feira (5) e seguem até o dia 6 de janeiro de 2026.
A estratégia faz parte do planejamento de ações desenvolvidas no governo estadual para garantir maior tranquilidade à população, durante o mês de dezembro. A primeira fase da "Festas Seguras" abrangerá áreas comerciais, da capital e do interior, para garantir segurança no período festivo, em que ocorre grande circulação de dinheiro, com o pagamento do 13° salário, para as pessoas economicamente ativas. São focos também da maior vigilância o centro comercial para as compras das festas de final de ano, e as áreas de agências bancárias.
As ações serão divididas em três fases, envolvendo o reforço do policiamento no centro comercial e áreas de agências bancárias, além de esquemas de segurança voltados a grandes eventos que irão ocorrer no mês de dezembro, a exemplo do Natal encarando, “Vira Pará”, Festival Psica, Domingueira, entre outros. E ainda o reforço nas estradas e balneários que recebem um fluxo maior de pessoas com as festas de fim de ano.
A iniciativa contará com um reforço no efetivo diário, durante o período da operação, e envolve, de forma integrada, os órgãos que compõem o Sistema de Segurança Pública do Estado e município. Fazem parte da ação também, equipes policiais de inteligência que atuarão, conjuntamente, no monitoramento das áreas com maior risco de ações criminais a fim de se evitar roubos em caixas eletrônicos, bancos e carros fortes.
O lançamento da Operação será na Avenida Visconde de Souza Franco com a Rua Belém, às 9h desta sexta-feira, com a presença de gestores e representantes dos órgãos do Sistema de Segurança Pública estaduais e municipais.
Porta-voz: secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado.
