Hemopa realiza programação especial pelo Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, terça-feira
A Fundação Centro de Hemoterapia e Hematologia do Pará (Hemopa) realiza, nesta terça-feira (25), programação especial em alusão ao Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, com ações voltadas à valorização dos doadores e incentivo à doação regular.
Um dos destaques é o III Fest-Music DOE, com o tema “No ritmo da Doação de Sangue”, em parceria com a PRO&MUSIC e artistas locais, das 8h às 12h, na sede da instituição. A iniciativa une música e conscientização como forma de sensibilizar a população sobre a importância do ato de doar sangue.
Ao longo do dia, também serão realizadas homenagens aos doadores, com parabéns simbólico e distribuição de bolo nas unidades sede, Metrópole e Castanheira, além da certificação de doadores de aférese, aniversariante solidário e parceiros de campanhas.
Às 10h, ocorre ainda a certificação da Gincana Solidária de Doação de Sangue, envolvendo instituições da administração estadual, hospitais da rede pública e o Projeto Agente da Doação, com participação de agentes comunitários de saúde e agentes de endemias.
Como parte da mobilização, o Hemopa inicia, nesta data, mutirão de doação por tipologia sanguínea, que segue até o dia 29 de novembro. O cronograma estabelecido é:
• 25/11 – AB-, AB+, B- e B+
• 26/11 – O+
• 27/11 – O-
• 28/11 – A- e A+
A ação busca reforçar os estoques e garantir o atendimento seguro aos pacientes da rede estadual de saúde.
Porta-voz: Paulo Bezerra, presidente da Fundação Hemopa
