Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
CULTURA

XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz convida imprensa para a pré-estreia da Ópera I-Juca Pirama

Por Governo do Pará (SECOM)
07/11/2025 18h40
Abertura: 09/11/2025 19h00
Encerramento: 09/11/2025 22h00
Local: Foyer do Theatro da Paz
Endereço: Avenida da Paz, s/n
Contatos: Iego Rocha: (91) 98023-3174/ Úrsula Pereira: (91) 98092-3896

A ópera I-Juca Pirama, inspirada no poema de Gonçalves Dias, com libreto de Paulo Coelho e composição musical de Gilberto Gil e Aldo Brizzi, terá pré-estreia mundial no Theatro da Paz, em Belém, neste domingo (9), às 20h. A programação integra o XXIV Festival de Ópera do Theatro da Paz.

Na ocasião, haverá momento para atendimento à imprensa com a presença da secretária de cultura do Pará, Ursula Vidal, e do diretor cênico e musical, o maestro Aldo Brizzi, no Foyer do Da Paz, às 19h.

A produção propõe uma leitura contemporânea do poema, abordando o universo indígena amazônico sob a perspectiva da ecopoética — em que arte e natureza se entrelaçam como expressão de vida e resistência do encontro entre a tradição lírica e a sabedoria ancestral dos povos da floresta, e possui direção cênica e musical do compositor e maestro italiano Aldo Brizzi.

A ópera reúne a Orquestra Sinfônica do Theatro da Paz, o Coro Carlos Gomes de Belém, os cantores líricos e artistas do Núcleo de Ópera da Bahia (NOP)e o grupo indígena Huni kuin, do Acre.

Os figurinos são ecossustentáveis, confeccionados por artesãos e coletivos indígenas da Amazônia, utilizando fibras, pigmentos naturais e técnicas tradicionais, e criados pelo xamã e artista plástico Tukano Bu’ú Kennedy e pela figurinista Irma Ferreira. A concepção reforça a proposta da obra: um diálogo entre arte, espiritualidade e sustentabilidade, no qual o corpo, o som e o gesto se tornam extensões da floresta.

O espetáculo é uma realização do Núcleo de Ópera da Bahia, em correalização do governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Cultura (Secult), com produção da ComArte Produções, apoio do programa Boca de Brasa, da Fundação Gregório de Mattos e da Secretaria de Cultura e Turismo da Prefeitura de Salvador. Também conta com o apoio de mídia televisiva da France Télévisions.

 Na segunda-feira (10), será a estreia mundial, também às 20h, e segue com récitas nos dias 11 e 12 de novembro, em mesmo horário.

Os ingressos já estão à venda na bilheteria do Theatro da Paz e pelo site Ticket Fácil. Mais informações sobre ingressos: (91) 3252-8603/ e-mail: bilheteria@theatrodapaz.com.

Porta-vozes:

- Ursula Vidal, secretária de Estado de Cultura 

- Maestro Aldo Brizzi