Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Governo do Pará entrega a macrodrenagem do Canal União, mais uma obra da COP30 em Belém

Por Gustavo Pêna (SEOP)
07/11/2025 14h56
Abertura: 08/11/2025 10h00
Encerramento: 08/11/2025 11h30
Local: Município de Belém
Endereço: Travessa Mauriti com Canal União
Contatos: Ana Thaynara: 91-99215-3018

O Governo do Pará entrega, na manhã deste sábado (8), a obra do Canal União, no bairro do Marco, em Belém, mais um legado da realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30). O investimento integra os serviços de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que vem garantindo infraestrutura e mobilidade urbana para mais de 300 mil pessoas na capital paraense.

Executada pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a obra contemplou a recuperação das paredes do canal; instalação de novas redes de abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário; pavimentação asfáltica das vias laterais; construção de uma ponte e três passarelas; implantação de ciclofaixa; urbanização viária; e aterramento de quintais. As melhorias encerram um ciclo histórico de alagamentos e ampliam a mobilidade na área.

O investimento do Governo do Pará foi em parceria com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O projeto integra o maior programa de macrodrenagem da história de Belém, em uma série de obras de reurbanização de canais que beneficiam mais de 500 mil pessoas. As intervenções abrangem as bacias do Tucunduba, Murutucu, Tamandaré e Una, ampliando a resiliência urbana frente aos desafios climáticos.

Desde 2019, o Governo do Estado já investiu na requalificação de 18 canais na capital, sendo 13 considerados legados da COP30. Entre as obras entregues estão os canais do Igarapé Tucunduba, Mundurucus, Timbó, Cipriano Santos, Vileta, Leal Martins e Gentil Bittencourt.

Porta-vozes: Helder Barbalho, governador do Pará, e Hana Ghassan, vice-governadora do Estado