Belém recebe obras de modernização da Avenida Duque de Caxias
O Governo do Pará entrega, a partir das 8h30 desta terça-feira (4), a obra de requalificação da Avenida Duque de Caxias, em Belém. Mais um legado da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP30), a via passou por revitalização da ciclovia e construção de pista de passeio, espaços de esporte, lazer e convivência.
Com serviços executados pela Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), a Duque de Caxias recebeu academia ao ar livre, bancos, lixeiras, mesas de jogos, locais para piquenique, espaço pet, nova pavimentação, iluminação e sinalização com equipamentos de inteligência, revitalização das rotatórias, instalação de canteiros com floreiras, drenagem, piso com acessibilidade tátil e plantio de grama e mudas.
Outra novidade na avenida é a instalação de travessias cobertas, que oferecem abrigo contra sol e chuva, oferecendo comodidade e mais um ponto de descanso.
Mobilidade urbana - Com 2,5 quilômetros de extensão total e 5 mil metros de pista de rolamento, a Avenida Duque de Caxias é uma via estratégica para a mobilidade na área central da capital paraense, que absorve boa parte do trânsito da região. Além de estar próxima ao Hangar - Centro de Convenções e Feiras da Amazônia, e ao Parque da Cidade, principais polos de agendas da COP30, também funciona como rota alternativa para o Aeroporto Internacional de Belém.
A obra gerou 200 empregos, e resulta de um convênio firmado entre o Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Itaipu Binacional, com investimento de R$ 17.429.451,74.
Porta-voz:
Helder Barbalho - governador do Estado do Pará
