Hemopa abre na Praça da República campanha 'Na COP30, sustente a vida. Doe sangue'
No domingo (19), das 8h às 12h, a Fundação Hemopa realiza a primeira ação da campanha “Na COP30, sustente a vida. Doe sangue”, na Praça da República, em frente ao Theatro da Paz, em Belém. A iniciativa abre a programação do Hemopa voltada à COP30 (conferência mundial sobre mudanças climáticas), e visa sensibilizar a comunidade para a doação de sangue e medula óssea, reforçando a conexão entre solidariedade e sustentabilidade.
O público poderá participar da campanha de doação de sangue e do cadastro de doadores de medula óssea, além de acompanhar ações educativas, culturais e sociais promovidas por diversos parceiros institucionais.
A Central Estadual de Transplantes (CET) vai orientar sobre doação de órgãos e tecidos, com ênfase na Autorização Eletrônica de Doação de Órgãos (Aedo) e na importância de ampliar o debate sobre o tema, não se restringindo apenas ao "Setembro Verde". O conceito da campanha — “Doar é semear uma nova vida” — reforça a ideia de sustentabilidade e empatia, alinhada aos princípios da COP30.
A equipe do Programa ParáPaz Mulher também participará da programação, com orientações sobre prevenção à violência doméstica e informações de serviços de acolhimento e apoio oferecidos pelo Estado.
Entre os parceiros confirmados estão o Instituto de Ciências da Arte (ICA), da Universidade Federal do Pará (UFPA), com atividades culturais no anfiteatro da praça; o curso de Farmácia da UFPA, com orientações sobre descarte sustentável de medicamentos e materiais vencidos, e o Projeto Magia das Cordas, coordenado pelo professor Cizinho (Ildacu Pamplona), responsável pelo encerramento musical com alunos da Escola de Música Paraense.
A ação também contará ainda com a participação dos clubes Paysandu e Remo, por meio de suas diretorias de Responsabilidade Social. A equipe do Paysandu levará brindes para sorteio entre os doadores de sangue, com presença das líderes de torcida e dos mascotes dos dois clubes, reforçando a união entre esporte, solidariedade e cidadania.
Porta-voz:
Paulo Bezerra- presidente da Fundação Hemopa