Fapespa apresenta estudos inéditos sobre sustentabilidade ambiental na Amazônia e na Ilha do Marajó
A Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa) apresenta, nesta sexta-feira (17), dois estudos inéditos que trazem diagnósticos detalhados sobre os desafios e avanços da sustentabilidade ambiental na Amazônia Legal e na Ilha do Marajó. Os resultados serão divulgados durante o Seminário Sustentabilidade Ambiental e Políticas Públicas na Amazônia, promovido pela instituição em Belém.
Os produtos, o Boletim da Sustentabilidade da Ilha de Marajó e o Painel da Sustentabilidade da Amazônia Legal, reúnem indicadores de bem-estar humano e ecossistêmico, oferecendo dados estratégicos para subsidiar políticas públicas, planejamento territorial e ações de conservação ambiental.
O Boletim da Sustentabilidade da Ilha de Marajó traz uma análise inédita da evolução do uso do solo e da cobertura da terra no arquipélago entre 2003 e 2023. Já o Painel da Sustentabilidade da Amazônia Legal, que utiliza a metodologia do Barômetro da Sustentabilidade, amplia o monitoramento para incluir todos os estados amazônicos, incorporando nesta edição o Maranhão.
A iniciativa reforça o compromisso da Fapespa com a produção de conhecimento científico voltado ao desenvolvimento sustentável e à tomada de decisão baseada em evidências, especialmente em um contexto de preparação para novembro.
Durante o evento, técnicos e pesquisadoras da Fapespa, como Maiara de Oliveira Cordeiro, da Coordenação de Estudos Territoriais, e Luziane Cravo, diretora de Pesquisas e Estudos Ambientais, irão apresentar os resultados e discutir os desafios e oportunidades para o avanço da sustentabilidade na região.