Clube de Goldens faz ação terapêutica com crianças no Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação
Nesta sexta-feira (26), o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), em Belém, recebe pelo terceiro ano consecutivo a visita do Clube de Goldens de Belém, por meio do projeto “Goldens pela Vida”. A iniciativa marca mais uma ação de Serviços Assistidos por Animais (SAA), fortalecendo as práticas de acolhimento, estímulo e bem-estar no processo de reabilitação.
Organizada pelo Grupo de Trabalho Humanizado (GTH) do CIIR, em parceria com o Clube de Goldens de Belém, a programação terá início às 8h40 e seguirá até 10h30, com a presença de três cães em uma sessão de estimulação precoce com crianças de 1 a 3 anos, público-alvo da atividade. Outros três cães circularão pelas recepções da instituição, interagindo com usuários e colaboradores e promovendo momentos de afeto e descontração.
Os Golden Retrievers são cães de pelagem longa, macia e dourada, com tons que variam do creme ao castanho. Têm personalidade amigável, são afáveis, gentis e extremamente inteligentes, com porte médio ou grande. Esses cães são reconhecidos como referência na assistência às Pessoas com Deficiência (PcD).
No CIIR, cada plano terapêutico é desenvolvido de forma individualizada e pode incluir atividades especializadas que facilitam a resposta rápida no desenvolvimento dos usuários.
Criado em junho de 2017, o Clube de Goldens de Belém conta atualmente com mais de 300 membros ativos e cerca de 400 cães. Em 2022, surgiu o projeto “Goldens pela Vida”, braço do grupo dedicado a oferecer suporte emocional e realizar visitas solidárias em hospitais e unidades de saúde, abrigos, asilos e creches.
Porta-voz: Bruno Cruz, coordenador da Reabilitação do CIIR