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TRABALHO, EMPREGO E RENDA

Governo do Estado promove "Feirão de Emprego" para PcD em Belém

Por Luana Taveira (SEASTER)
24/09/2025 17h02
Abertura: 26/09/2025 08h00
Encerramento: 26/09/2025 14h00
Local: Centro Integrado de Inclusão e Cidadania - CIIC
Endereço: Avenida Almirante Barroso, 1765, Marco, Belém
Contatos: Assessoria de Comunicação: Luana Taveira (91) 98933-9513

O governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster), juntamente com o Sistema Nacional de Empregos (Sine), realiza, nesta sexta-feira (26), mais uma edição do "Feirão de Empregos", voltado para os trabalhadores da Região Metropolitana de Belém, especificamente, às Pessoas com Deficiência (PcD). 

A programação faz parte do dia de valorização da cidadania da Pessoa com Deficiência e vai contar com diversos serviços, no Centro Integrado de Inclusão e Cidadania (CIIC), gerenciado pelo Estado. 

Serviços ofertados: 

- Cadastro no Sistema Nacional de Emprego (Sine);
- Solicitação de seguro-desemprego;
- Emissão da Carteira de Trabalho Digital;
- Consultas ao PIS;
- Apoio para criação e uso da conta Gov.br;
- Orientações trabalhistas e sobre o mercado de trabalho.

Para cadastro no Sine e entrevistas de emprego:

- Currículo atualizado
- RG e CPF
- Número do PIS
- Carteira de Trabalho (física ou digital)
- Comprovante de residência
- Comprovante de escolaridade
- Carteira de habilitação (se possuir)
- Certificados de cursos (se houver)

Para solicitação do seguro-desemprego:

- Requerimento do Seguro-Desemprego
- Termo de rescisão do contrato de trabalho
- Comprovante de saque do FGTS ou chave de conectividade do FGTS
- Carteira de Trabalho Digital
- RG, CPF e número do PIS

Para emissão da CTPS Digital e orientação sobre a conta Gov.br:

- RG e CPF
- Endereço de e-mail ativo
- Telefone celular com acesso à internet

Primeiro Ofício:

Para quem busca a sua primeira oportunidade no mercado de trabalho, haverá atendimento para o primeiro emprego, com apoio do programa "Primeiro Ofício", que fará cadastros e orientações por meio de uma equipe da Seaster.

Saúde:

Na oportunidade, haverá a aplicação de vacinas, entre as quais tríplice viral; hepatite B; tétano; sarampo; rubéola; febre amarela e H1N1. Além de consultas médicas com clínico geral.  

Documentos:

Haverá também a emissão de Registro Geral (RG) e certidão de nascimento.

Em parceria com a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB/PA), os interessados poderão obter orientação jurídica.

Gratuidade:

No local, haverá emissão de carteirinha para gratuidade em eventos para PcD, idosos e aposentados. Basta levar duas fotos 3x4, RG (cópia e original) e comprovante de residência. Para PcD, é necessário apresentar o laudo médico conclusivo (cópia e original) e, para aposentados, a carta de concessão de aposentadoria (cópia e original). 

Porta-voz: Nazaré Cruz, Diretora de Assistência Social da Seaster.