Orquestra Sinfônica Carlos Gomes apresenta pela primeira vez a ópera A Flauta Mágica
Nesta sexta-feira (22), a Orquestra Sinfônica Carlos Gomes vai apresentar a ópera A Flauta Mágica, de Mozart, pela primeira vez. A apresentação será às 20h, na Grande Loja Maçônica do Pará, e vai contar com os solistas Gláucia Mesquita, Tiago Costa, Ytanaã Figueiredo, Eduardo Nascimento e João Pedro Pagliosa, além da participação especial do Coro Lírico do projeto de extensão Ópera Estúdio. O concerto terá entrada gratuita.
A Orquestra Sinfônica Carlos Gomes faz parte dos projetos de extensão do Instituto Estadual Carlos Gomes (IECG), e realiza diferentes concertos ao longo da sua temporada anual. Desta vez, a OSCG vai apresentar pela primeira vez a ópera A Flauta Mágica, do conhecido compositor Mozart. Esta também será a primeira vez que a obra será apresentada dentro de um Templo Maçônico.
Este mês, a comunidade comemora o Dia do Maçom, celebrado no dia 20 de agosto e oferece uma programação especial na Semana do Maçom, sendo a interpretação da ópera alusiva a data. A Grande Loja Maçônica do Pará fica localizada no Travessa do Chaco, n° 2086 - Marco, e é administrada pelo sereníssimo Grão Mestre Adonai Leitão.
A Flauta Mágica - Os músicos do grupo sinfônico do IECG irão se apresentar com os solistas convidados e com os integrantes do Coro Lírico do projeto Ópera Estúdio, regidos pelo maestro e professor Pedro Messias. A obra de Mozart conta a história de um príncipe em sua jornada heroica, apresentando também em sua narrativa princípios maçônicos, como a busca pela sabedoria e a importância da virtude.
Ensino e extensão - A Orquestra Sinfônica Carlos Gomes (OSCG) é um grupo formado por técnicos em música de nível superior, professores do IECG, e também alunos bolsistas dos cursos Técnico e Bacharelado em Música do IECG. A orquestra proporciona um intercâmbio musical entre músicos profissionais e alunos, atendendo a demandas pedagógicas e artísticas do Instituto, democratizando o acesso às Artes por meio de concertos artísticos gratuitos realizados pela Fundação Carlos Gomes.