Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
JUSTIÇA E DIREITOS HUMANOS

Governo do Pará leva orientação digital a pessoas idosas e com deficiência nas Usinas da Paz

Por João Victor Barra (SEIRDH)
17/08/2025 10h27
Abertura: 18/08/2025 09h00
Encerramento: 18/08/2025 11h00
Local: Usipaz Cabanagem
Endereço: Av. Damasco, 37
Contatos: Nucom Seirdh - João Victor Barra - (91) 982485416

O Governo do Pará, por meio da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos do Pará (Seirdh), inicia nesta segunda-feira, 18, o projeto “Proteja+ a Pessoa Idosa e com Deficiência no Ambiente Virtual” voltado à prevenção de crimes cibernéticos e à promoção do uso seguro da tecnologia entre idosos e pessoas com deficiência.

A primeira parada do projeto ocorre na Usipaz Cabanagem e, na sequência, ainda deve percorrer outros seis polos: Bengui, Jurunas/Condor, Marituba, Ananindeua, Icuí-Guajará e Guamá.

Inspirado no Projeto Viva Mais Cidadania Digital, do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania (MDHC), o projeto busca adaptar e aplicar boas práticas de inclusão digital com foco na realidade local, oferecendo rodas de conversa, palestras e materiais informativos.

O principal objetivo é capacitar os idosos e pessoas com deficiência para identificar e se proteger de golpes cada vez mais comuns em canais digitais como WhatsApp, redes sociais, e-mails e ligações telefônicas. O projeto também busca ampliar o conhecimento sobre os canais de denúncia e os direitos das pessoas idosas e com deficiência frente às violências patrimonial e financeira.

Além da orientação prática, o projeto visa criar um espaço permanente de escuta e troca de experiências entre os idosos, pessoas com deficiência e os profissionais envolvidos, contribuindo para o fortalecimento da cidadania digital e para a redução da violência contra essa parcela da população.

Porta-Voz:

Silvia Tavares - Gerente de Proteção da Pessoa Idosa da Secretaria de Estado de Igualdade Racial e Direitos Humanos (Seirdh)