Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
OBRAS PÚBLICAS

Governo do Pará entrega segunda etapa do Canal da Gentil. É mais uma obra da COP30 em Belém.

Por Gustavo Pêna (SEOP)
05/08/2025 11h32
Abertura: 06/08/2025 17h00
Encerramento: 06/08/2025 18h30
Local: Município de Belém
Endereço: Canal da Avenida Gentil Bittencourt com a Avenida José Bonifácio
Contatos: Ronan Frias - (91) 99116-3667

O Governo do Pará entrega, na tarde desta quarta-feira (6), a segunda etapa da obra do Canal da Avenida Gentil Bittencourt, no bairro de Canudos, em Belém. É mais um legado da realização da COP30. O investimento faz parte dos serviços de macrodrenagem da Bacia do Tucunduba, que vem garantindo saneamento, infraestrutura e mobilidade urbana para mais de 300 mil pessoas na capital paraense.

Através da Secretaria de Estado de Obras Públicas (Seop), o Canal da Gentil Bittencourt recebeu trabalhos de recuperação das paredes do canal; novas redes de abastecimento de água, drenagem e esgotamento sanitário; pavimentação asfáltica das vias laterais; 5 pontes e 8 passarelas; urbanização viária; aterramento de quintais e ciclofaixa. Os serviços colocam fim aos alagamentos históricos no local.

No total, o investimento do Governo do Estado, em parceria com o Banco Nacional do Desenvolvimento Social (BNDES), faz parte de um pacote com mais de 30 obras que visam melhorar a infraestrutura de Belém. 

Investimento – O governo do Estado, por meio do maior programa de macrodrenagem da história de Belém, está avançando em uma série de obras de reurbanização de canais, com o objetivo de prevenir alagamentos e melhorar a qualidade de vida de mais de 500 mil pessoas. As intervenções incluem as bacias do Tucunduba, Murutucu, Tamandaré e Una.

Desde 2019, o Estado investiu na requalificação de 17 canais na capital paraense. Desses, 13 são considerados legados da COP 30. Entre as obras entregues, estão os canais do Igarapé Tucunduba, Mundurucus, Timbó, Cipriano Santos, Vileta, Leal Martins e a primeira etapa da Gentil Bittencourt.

Porta-vozes: Governador do Pará, Helder Barbalho. Vice-governadora do Estado, Hana Ghassan.