População de Tucuruí receberá os serviços da 16ª Usina da Paz
O Governo do Pará entregará na quarta-feira (23), a partir de 16h, a Usina da Paz no município de Tucuruí, no sudeste paraense. Será a 16ª UsiPaz - projeto de segurança e cidadania que é referência na América Latina -, e a primeira construída na Região de Integração Lago de Tucuruí, que reúne sete municípios. O ato administrativo contará com as presenças do governador Helder Barbalho e da vice-governadora Hana Ghassan.
Com uma estrutura moderna e acessível, a Usina da Paz Tucuruí vai beneficiar diretamente mais de 96 mil moradores da área de abrangência. Assim como as demais unidades já entregues, o equipamento público vai oferecer mais de 70 serviços gratuitos em áreas fundamentais, contribuindo para a transformação social de milhares de famílias, por meio do acesso à saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer.
A UsiPaz Tucuruí está equipada com salas para atendimento médico e odontológico, emissão de documentos, cursos profissionalizantes e assistência social, além de ginásio poliesportivo, piscina, quadra aberta, salas de dança, bibliotecas, salas de informática, estudos e gastronomia, praça multicultural, teatro, estação de tratamento de esgoto e outros espaços.
As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Pará com o objetivo de promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis. O projeto faz parte do Programa Territórios Pela Paz (TerPaz). Desde 2021, quando foi entregue a primeira Usina da Paz, os complexos de cidadania já garantiram mais de 10,1 milhões de atendimentos.
No contexto da segurança pública, as Usinas contribuem para reduções expressivas nos índices de Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) nas áreas onde estão inseridas, com percentuais que chegam a 90% de queda, indicando eficácia na promoção da segurança pública e na melhoria da qualidade de vida.
Mais Usinas - Atualmente, 15 Usinas estão em pleno funcionamento, em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem); nos municípios de Ananindeua, Marituba, Benevides e Castanhal, na Região Metropolitana; Capanema e Bragança, na Região de Integração Rio Caeté; Abaetetuba, na RI Tocantins, e Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, na RI Carajás.
Mais 21 complexos seguem em construção, nos municípios de Altamira, Cametá, Paragominas, Santa Izabel do Pará, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas (segunda Usina), Óbidos, Salinópolis, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci. Outras unidades também serão anunciadas em breve.
Porta-vozes:
Helder Barbalho - governador do Pará
Hana Ghassan - vice-governadora do Pará