Governo do Pará e Governo Federal lançam oficialmente Programa de Voluntariado COP 30
O Governo do Pará e o Governo Federal, por meio da Secretaria Extraordinária para a COP 30, da Casa Civil da Presidência da República, em parceria, lançam oficialmente o Programa Voluntariado COP, voltado para as pessoas interessadas em atuar de forma voluntária na Conferência das Nações Unidas Sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será realizada, em Belém, de 10 a 21 de novembro deste ano.
O lançamento ocorrerá durante a entrevista concedida pela vice-governadora do Pará, Hana Ghassan, que também preside o Comitê Estadual da COP30, e pelo secretário extraordinário para a COP30, Valter Correia, no Salão de Atos, no Palácio do Governo, na capital.
No total, serão oferecidas quatro mil vagas para voluntários, sendo 5% destinadas a pessoas com deficiência (PCD) e 20% para indígenas e quilombolas. Podem participar da seleção pessoas com idade acima de 18 anos, que morem na Região Metropolitana de Belém e tenham domínio em inglês.
As pessoas interessadas devem efetuar inscrição para o curso de formação de voluntários no site voluntarioscop30.pa.gov.br, no período de 29 de maio a 5 de junho, conforme estabelece o edital publicado no Diário Oficial do Estado, no último dia 26.
Há oportunidades para pessoas com nível de ensino médio, superior e graduandos universitários.
O curso de formação terá duração de 120 horas e inclui temas-chave como mudança do clima, turismo e comunicação intercultural. Os voluntários contarão com uma série de benefícios que visam garantir bem-estar, segurança e valorização de sua participação. Durante o evento, terão direito a alimentação, transporte e uniforme completo.
Porta-vozes: Hana Ghassan, vice-governadora e presidente do Comitê Estadual da COP30; Valter Correia, secretário extraordinário para a COP30.