PC deflagra operação 'Escudo Virtual' e prende envolvidos em estelionado digital
A Polícia Civil do Pará deflagrou a operação “Escudo Virtual” nesta terça-feira e quarta-feira, dias 20 e 21 de maio, respectivamente. As ações resultaram no cumprimento de 28 mandados de prisão e em 69 de busca e apreensão que aconteceram nas cidades de Cuiabá, Várzea Grande e Sinop, localizadas no estado do Mato Grosso, em Ribeirão Preto, Birigui e Jaboticabal, essas três últimas no estado de São Paulo.
As prisões são referentes a inquéritos policiais que investigam modalidades criminosas de fraudes digitais, crimes contra os direitos individuais praticados em ambiente virtual e associação criminosa. Os criminosos aplicavam dois tipos de golpes distintos. Um deles consiste no chamado ‘Terceiro Intermediário’ em que o criminoso se apresenta como comprador ao legítimo proprietário de um veículo que está à venda e, simultaneamente, como vendedor ao interessado na compra.
Há também o golpe conhecido como ‘Falso Parente’, os estelionatários entravam em contato com pessoas, via aplicativo de envio de mensagens, se passando por parentes e pediam que fossem feitas transferências bancárias para contas distintas. Após a transferência dos valores, os golpistas sumiam. As fraudes de estelionato resultaram em um prejuízo direto superior a R$ 403 mil às vítimas.
Toda a operação foi coordenada pela Diretoria Estadual de Combate a Crimes Cibernéticos (DECCC) com o apoio das Polícias Civis de Mato Grosso (PCMT) e de São Paulo (PCSP).
A delegada Vanessa Lee Araújo, diretora da DECCC, estará disponível para atender à imprensa até às 14h30.