Semas lança planos de consulta livre, prévia e informada sobre sistema de crédito
A Secretaria de Meio Ambiente e Sustentabilidade (Semas) realizará, nesta terça-feira (13), o lançamento de planos de Consulta Livre, Prévia e Informada a povos e comunidades tradicionais sobre o sistema jurisdicional de Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD+), para a geração de créditos de carbono no estado. O mecanismo REDD+ busca incentivar a continuidade da redução do desmatamento, gerando recursos financeiros a partir da efetiva redução dos índices de desmatamento.
O evento contará com a ampla participação de lideranças quilombolas, extrativistas e indígenas, que fazem parte do processo de construção do sistema.
Política pública de financiamento climático, o Sistema de REDD+ prevê a captação de recursos com base na média de emissões de carbono pelo Pará, segundo dados oficiais. A comprovação da redução das emissões no estado poderá gerar créditos para comercialização. Com a continuidade da redução do desmatamento, o Estado poderá captar até 390 milhões de toneladas líquidas até 2027.