Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
EDUCAÇÃO

Em Belém, Governo do Pará entrega Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira

Por Fernanda Cavalcante (SEDUC)
05/05/2025 15h10
Abertura: 06/05/2025 17h00
Encerramento: 06/05/2025 18h00
Local: Belém, Pará
Endereço: Avenida José Bonifácio, nº 799. São Brás
Contatos: Ronan Frias - (91) 99116-3667

O Governo do Pará entrega nesta terça-feira (6), a Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira. Localizada no bairro de São Brás, em Belém, a instituição será entregue à comunidade escolar a partir das 17h. Mais de 500 estudantes do Ensino Médio serão beneficiados com a nova unidade que conta com 30 salas de aula e salas multidisciplinares para aulas específicas, por exemplo: Linguagens, Matemática, Ciências humanas e sociais e Artes. A nova escola também possui a terceira unidade do Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb).

Com investimento total de R$ 10.223.506,78, a Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira possui quadra poliesportiva; laboratório multidisciplinar e de informática; piscina; biblioteca; sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE); sala de fonoaudiologia; assistência social/psicologia; cozinha; copa; depósito e refeitório; banheiros; vestiários e salas de descanso para professores, estudantes e colaboradores; Núcleo de Altas Habilidades/Superdotação (NAAHS); sala da direção; coordenação pedagógica; secretaria e arquivo.

Além disso, há salas de apoio do Núcleo Educacional Especializado ao Transtorno do Espectro Autista (NETEA) da Seduc, como sala pedagógica/psicomotricidade, banheiros, área de depósito; Núcleo de Arte (NUARt), que desenvolve trabalhos artísticos e culturais em todos os atendimentos; banheiros adaptados para Pessoas com Deficiência (PCDs); quadra poliesportiva, sala do NAF e sala de projetos.

Inovação - Com foco em promover a sustentabilidade, fortalecer a cidadania e reafirmar o compromisso em superar os desafios educacionais, a Escola Estadual de Tempo Integral Augusto Meira também conta com um Centro de Inovação e Sustentabilidade da Educação Básica (Ciseb) - o terceiro entregue pelo Governo do Estado por meio da Seduc. O espaço busca enfrentar os desafios da educação pública, trazendo soluções inovadoras tanto para o ensino dos estudantes quanto para o desenvolvimento profissional dos educadores. O Ciseb integra a Política Pública de Educação para o Meio Ambiente, Sustentabilidade e Clima da Seduc com ambiente moderno, preparado para a formação contínua de professores e para o aprendizado de estudantes da rede estadual e municipal, que terão acesso a práticas inovadoras no dia a dia escolar.

A primeira unidade do Ciseb foi entregue pelo Governo do Estado na Escola Estadual Marechal Cordeiro de Farias, em Belém, e a segunda unidade fica na nova Escola Estadual de Ensino Integral Bilíngue Mestra Idalina Rodrigues Pereira, no distrito de Icoaraci, entregue em abril deste ano.

Ensino integral - As escolas estaduais de ensino integral mantêm jornada de 9 horas diárias e 45 horas semanais ou 7 horas diárias e 35 horas semanais. A jornada integral proporciona mais recursos para o desenvolvimento do estudante, a fim de formar indivíduos autônomos, solidários e competentes. As escolas com jornada integral também garantem aos estudantes três refeições diárias (almoço e dois lanches).

Para 2025, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) efetivou mais 49 unidades que adotaram o Programa de Ensino Integral (PEI), totalizando 161 escolas com esse modelo pedagógico.

Além do aumento no número de escolas, o impacto dessa expansão é claramente visível no crescimento das matrículas. Em 2018, as escolas na modalidade integral no Pará atendiam 6 mil alunos; em 2025 houve um salto para 48 mil matrículas, um aumento oito vezes maior na capacidade de atendimento. Um resultado que reflete o compromisso do Estado em proporcionar mais oportunidades aos estudantes, com o acesso a uma educação integral de qualidade.

Com essa expansão, o Pará consolida um modelo de educação que busca equidade e excelência, garantindo que mais estudantes tenham acesso a uma formação educacional integral que prioriza diversas áreas do conhecimento e o desenvolvimento humano.

Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho.