Agência Pará
pa.gov.br
Ferramenta de pesquisa
ÁREA DE GOVERNO
TAGS
REGIÕES
CONTEÚDO
PERÍODO
De
A
ESPORTE E LAZER

Seel comemora 26 anos com atividades no Estádio Mangueirão

Por Jessé Lima Melo (SEEL)
27/04/2025 12h07
Abertura: 28/04/2025 09h00
Encerramento: 28/04/2025 16h00
Local: Estádio Mangueirão
Endereço: Avenida Augusto Montenegro
Contatos: Jessé Lima (91) 98403-4787

O aniversário de 26 anos de criação da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (Seel) será comemorado na segunda-feira (28), das 9h às 16h, com programação especial no Estádio Olímpico do Pará - Jornalista Edgar Proença (Mangueirão), em Belém, voltada a pessoas atendidas pelos programas da Seel, funcionários e ao público externo. Haverá atividades na sala de dança e Arena Gamer. Os participantes também poderão conhecer o Estádio Olímpico.

Na sala de dança, as atividades são destinadas aos atendidos pelo Programa Talentos Esportivos, e às alunas do Programa Vida Ativa na Terceira Idade. A programação inclui ainda jogos na Arena Gamer, aula de ioga para funcionários, homenagens ao servidor mais antigo e a atletas de destaques apoiados pelo governo do Estado, por meio da Seel, e o tradicional "parabéns".

A Seel celebra, também, o êxito de programas e projetos que incentivam a prática do esporte e valorizam atletas, como o Projeto Vida Ativa na Terceira Idade, criado para atender pessoas com idade acima de 50 anos. O principal objetivo é valorizar a inserção da pessoa idosa na sociedade com práticas esportivas, como caminhada orientada, ginástica, hidroginástica e natação, além de dança e atividades de memorização, passeios e festas . O Projeto atende quase duas mil pessoas na Região Metropolitana de Belém.

O "Talentos Esportivos" é um projeto que visa contribuir para o desenvolvimento motor de crianças e jovens, com aulas gratuitas de natação, saltos ornamentais e ginásticas artísticas. O projeto atende a 600 crianças e adolescentes, com aulas realizadas no Campus III da Universidade do Estado do Pará (Uepa).

O Programa Parádesporto trabalha com as seguintes modalidades: futebol de amputados, futebol PC (para pessoas com paralisia cerebral), voleibol sentado, tênis de quadra em cadeira de rodas, tênis de mesa, badminton, taekwondo, natação, atletismo e bocha.

O Programa Bolsa Talento é voltado ao esporte de rendimento de modalidades olímpicas e paralímpicas. Atualmente, o Programa é regido pela Lei 7.119, de 31 de março de 2008, que estabeleceu critérios técnicos para obtenção da bolsa, além de estimular a gestão esportiva entre as federações responsáveis pelas indicações dos contemplados.

Porta-voz:

Cássio Andrade - secretário de Estado de Esporte e Lazer