Centro de Inclusão e Reabilitação promove diálogo sobre Libras no atendimento em saúde
Em alusão ao Dia Nacional da Língua Brasileira de Sinais (Libras) - 24 de Abril, o Centro Integrado de Inclusão e Reabilitação (CIIR), por meio do Núcleo de Educação Permanente (NEP), realiza na próxima quinta-feira (24), das 9h às 11h, em seu auditório, a roda de conversa “A Relevância do Uso da Libras no Atendimento de Pessoas Surdas no Serviço de Saúde” para usuários, acompanhantes e profissionais da instituição.
A ação visa reforçar a importância da Libras como ferramenta essencial para a inclusão e o atendimento adequado da comunidade surda nos serviços de saúde. Reconhecida oficialmente desde 2002, por meio da Lei nº 10.436, a Libras é considerada um meio legal de comunicação e expressão no Brasil.
O evento contará com mediação dos profissionais do CIIR Luã Tavares e Osvaldo Martins, que têm surdez, com a participação de Ianni Rodrigues, Wirinelton Baia e Maria Amélia como convidados. A acessibilidade será garantida por intérpretes do CIIR, com o apoio de de Amanda Lelibras.
Osvaldo Martins compartilhará os desafios enfrentados por pessoas surdas no acesso aos serviços de saúde, e abordará o papel transformador da Libras na construção de um atendimento mais humano, acessível e eficaz.
A pauta reforça a urgência de ações voltadas à inclusão e acessibilidade nos serviços públicos, especialmente no contexto da saúde, além de reafirmar o compromisso do Governo do Pará com políticas públicas baseadas na equidade e no respeito à diversidade. A iniciativa também promove o protagonismo da comunidade surda, ao trazer suas vivências e perspectivas para o centro do debate.
Porta-voz:
Osvaldo Martins, do CIIR, com apoio de Naiandra Matos, tradutora-intérprete de Libras do Centro