Estado entrega a 12ª Usina da Paz do Pará, em Abaetetuba
O Governo do Estado entrega neste sábado (29), a partir das 9h, a nova Usina da Paz do município de Abaetetuba, no nordeste paraense. Esta será a 12ª unidade do projeto - referência nacional em cidadania e no enfrentamento à violência - no Pará e a primeira da região do Baixo Tocantins.
A nova UsiPaz Abaetetuba será uma referência no atendimento e na geração de oportunidades aos cerca de 160 mil moradores do município, com a oferta de mais de 70 serviços totalmente gratuitos, em áreas fundamentais para garantir a transformação social da comunidade, como saúde, educação, cidadania, qualificação profissional, cultura, esporte e lazer.
As obras de construção do complexo de cidadania estadual foram executadas por meio de parceria entre o Governo do Estado e a empresa Vale, em um espaço localizado na Rodovia Dr. João Miranda, no portal da cidade.
Assim como as demais Usinas já entregues, o equipamento também vai oferecer uma estrutura moderna e funcional, com salas equipadas para a realização de atendimentos médicos e odontológicos, emissão de documentos, cursos profissionalizantes, assistência social, além de outros espaços como ginásio poliesportivo, piscina, teatro, praça coberta, entre outros.
Usinas da Paz - As Usinas da Paz são complexos de cidadania implantados pelo Governo do Estado para promover inclusão social, reduzir a violência e melhorar a qualidade de vida da população em áreas vulneráveis do Estado.
O projeto faz parte do programa Territórios Pela Paz (TerPaz) e oferece mais de 70 serviços gratuitos nas áreas de educação, saúde, cultura, esporte, qualificação profissional e cidadania. Desde 2021, quando a primeira Usina da Paz foi inaugurada, os complexos de cidadania já garantiram mais de 8,5 milhões de atendimentos.
Atualmente, 11 Usinas já estão em funcionamento, sendo cinco em Belém (Jurunas/Condor, Guamá, Terra Firme, Bengui e Cabanagem) e seis no interior, nos municípios de Ananindeua, Marituba e Castanhal, na Região Metropolitana da Capital, além de Marabá, Parauapebas e Canaã dos Carajás, no sudeste paraense.
Mais Usinas - Além de Abaetetuba, outras 25 novas UsiPaz seguem em construção, nas cidades de Altamira, Bragança, Cametá, Paragominas, Tucuruí, Santa Izabel do Pará, Capanema, Redenção, Itaituba, Santarém, Viseu, Igarapé-Miri, Barcarena, Breves, Dom Eliseu, São Miguel do Guamá, Portel, Moju, Parauapebas, Óbidos, Salinópolis, Benevides, Tomé-Açu, São Félix do Xingu e Belém, no distrito de Icoaraci.
Porta-voz: governador do Pará, Helder Barbalho.